O Centro de Estudos e Pesquisa em Jornalismo – CEPEJor, é um grupo de pesquisa em ação desde de 2011, credenciado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq. O grupo tem a coordenação do professor Paulo Eduardo Silva Lins Cajazeira junto aos professores Diógenes D’Arce Cardoso de Luna, Ivan Satuf Rezende e da professora Cleide Luciane Antoniutti. O grupo conta ainda com a participação de de cinco estudantes de iniciação científica: Jainara Sabino e Alan Clyverton, pela Fundação Cearense de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico – FUNCAP; Walisson Araújo, Lucas Gonçalves, Vitorino da Silva e Wesley Guilherme, pelo CNPq; Andréia Santos, pela Pró-reitoria de Ensino – PROEN; além do servidor Isaac Brito, técnico de laboratório da UFCA. O grupo atua nas áreas de Telejornalismo e Audiovisual além das mídias digitais na convergência de informações em mobilidade.

O CEPEJor, ao longo de sete anos de produção, desenvolveu seis pesquisas científicas, dentre elas “O ensino do telejornalismo na Era Digital no Brasil: tendências e perspectivas das eleições” (FUNCAP), “Websérie documental: o (web) jornalismo e as ferramentas digitais na construção da narrativa audiovisual interativa na internet” (CNPq) e “A audiência convergida do telejornal nas Redes Sociais Digitais” (CAPES). Além disso, foram 20 artigos publicados em periódicos, 18 participações em capítulos de livros publicados nacionalmente e de circulação na Espanha e em Portugal, mais 28 artigos completos apresentados em anais de congressos e seis produções técnicas em sites e manuais internos.

As linhas de pesquisa do grupo são:

  • Jornalismo Televisivo e novas tecnologias digitais,
  • Jornalismo, Audiovisual e Mídias Móveis.

Saiba mais detalhes sobre o grupo de pesquisa acessando a página do CNPq.

“Grupos de pesquisa como esses são importantes para que os estudantes possam ter possibilidade de aprofundamento em temas vistos em sala de aula e abrir o leque de opções para outros focos de estudo, que talvez só ocorreriam de forma mais intensa em programas de pós-graduação, mestrado e doutorado”.
Paulo Cajazeira, líder do CEPEJor.

css.php