Computação e Design

Página Inicial

O Grupo de Pesquisa de Computação e Design – CoDe é um grupo de investigação de alta qualificação com foco em pesquisas transversais nas áreas de: Computação, Design, Arquitetura, Urbanismo, Engenharia Saúde e Educação.

Novidades

CoDe lança JOI

Trata de um acessório para acionar elevadores, interruptores, abrir e fechar portas e janelas, sem tocar nas mesmas ou em maçanetas ou trancas.

Visa proporcionar maior segurança ao evitar o contato direto das mãos do utilizador, diminuindo a dispersão e contágio por possíveis microrganismos com carga viral. Ou seja, visando auxiliar na prevenção da contaminação de doenças como a COVID-19.

O acessório é de design autoral do grupo de pesquisa, e está sendo produzido por meio de fabricação digital para ser distribuído em primeira fase de testes, entre os servidores da UFCA. Solicita-se que após 15 dias de uso, os mesmos retornem a página do CoDe para responder a um questionário de usabilidade.

Segue vídeo com exemplos do uso do acessório JOI .

Chamada Pública de bolsistas

18 de julho de 2021

O Grupo de Pesquisa Computação e Design abre Chamada Pública de seleção de bolsistas* para os 3 (três) projetos de pesquisa:

  1. BIOFABRICAÇÃO – UM ESTUDO SOBRE ANATOMIA E FABRICAÇÃO DIGITAL. (1 Vaga).
  2. FABRICAÇÃO DIGITAL DE EQUIPAMENTOS DE COMBATE À DISSEMINAÇÃO DO COVID-19. (1 Vaga)
  3. (HEFESTO) SOLUÇÕES DE ACESSIBILIDADE PARA USO DE EQUIPAMENTOS LABORATORIAIS. (2 Vagas).

Ao todo serão 4 (quatro) vagas para bolsistas remunerados, sendo 2 (duas) para seleção de alunos no ensino superior da UFCA, e 2 (duas) para seleção de alunos no ensino médio (escolas públicas).

Os projetos são da área de estudo interdisciplinar e abrangem temas de Saúde, Design e Educação, sob a orientação dos professores Cristiane Marinho Uchôa (FAMED), Deborah Macedo dos Santos (IISCA) e Thiago Bessa Pontes (CCT).

A seleção simplificada acontecerá entre os dias 19 e 27 de Julho, com inscrições entre 19 e 23 de Julho.

Serão considerados Histórico Escolar, Currículo lattes, Carta de Intenção e Entrevista.

Inscreva-se neste link.

* bolsas concedidas pelo edital EDITAL Nº 03/2021/PRPI

Atualização de 28 de julho 2021

Resultado da seleção para o projeto BIOFABRICAÇÃO – UM ESTUDO SOBRE ANATOMIA E FABRICAÇÃO DIGITAL. (1 Vaga Ensino Superior).

Resultado da seleção para o projeto (HEFESTO) SOLUÇÕES DE ACESSIBILIDADE PARA USO DE EQUIPAMENTOS LABORATORIAIS. (2 Vagas Ensino Médio).

atualização de 30 de julho de 2021

Resultado da seleção do projeto FABRICAÇÃO DIGITAL DE EQUIPAMENTOS DE COMBATE À DISSEMINAÇÃO DO COVID-19 – Ensino Superior

Mais informações sobre o Grupo de Pesquisa CoDe podem ser obtidas no Diretório dos Grupos de Pesquisa no Brasil – DGP / CNPq.