8-10 / Outubro 2015Crato

Anais do III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura

ISBN: 978-85-67915-10-4

Ficha Técnica

1. Corpo e Cultura

2. Cultura e comunicação

3. Cultura e Desenvolvimento

4. Cultura e educação

5. Cultura e juventude

6. Cultura e relações internacionais

7. Cultura e religião

8. Cultura e Saúde

9. Cultura e territórios

10. Cultura e tradição

11. Diversidade cultural

12. Economia Criativa

13. Economias da cultura

14. Espaços e práticas culturais

15. Gestão e instituições culturais

16. Linguagens artísticas

17. Mediações

18. Patrimônio Cultural

19. Políticas culturais

20. Semiótica e Cultura

21. Teorias da cultura

Sobre o III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura

Com o tema “Pesquisa em cultura e pluralismo epistemológico”, o III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura será realizado na região do Cariri, no Ceará, em outubro de 2015. Organizado pela Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA), em parceria com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável (PRODER-UFCA), o Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas e Sociedade da Universidade Estadual do Ceará (UECE) e o setor de estudos em políticas culturais da Fundação Casa de Rui Barbosa, o terceiro EBPC pretende reunir pesquisadores no campo de cultura para debater e fomentar o diálogo entre instituições e agentes, evidenciando convergências e oportunidades de colaboração neste campo de pesquisa, que cresce a cada ano no país.

Pela primeira vez o evento ocorrerá no Nordeste, no Cariri, região que possui um centro universitário importante e é território reconhecido nacional e internacionalmente por suas manifestações culturais, envolvendo núcleos urbanos de quatro estados: Ceará, Pernambuco, Piauí e Paraíba. Desse modo, o III EBPC pretende trazer pesquisadores oriundos de todos os estados brasileiros, possibilitando uma maior riqueza de trocas e consolidando a organização do campo de pesquisa em cultura no país.

A programação do III EBPC vai contar com Conferência de Abertura, Mesas Redondas, Encontros de Pesquisadores, Grupos de Trabalho e ainda diversas apresentações artístico-culturais da região, que vão permear toda a programação. As ações serão realizadas no Campus Pimenta da URCA, no auditório do Geopark e no Largo da Rffsa, na cidade do Crato (CE).

O III Encontro Brasileiro de Pesquisa em Cultura conta com o apoio da Universidade Regional do Cariri (URCA), do Geopark Araripe, da Prefeitura do Crato (CE), da CAPES, da Adufc, do Sesc e do Centro Cultural Banco do Nordeste Cariri.