A Viagem Como Processo Formativo: Visita aos Equipamentos Culturais do Município de Santana do Cariri – CE Acesse aqui
Resumo
O presente trabalho surgiu como reflexo de uma análise sobre a viagem técnica para o município de Santana do Cariri – CE, realizada em julho de 2015, pela equipe do Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais da Universidade Federal do Cariri (UFCA), como parte das atividades previstas para o desenvolvimento de uma pesquisa em andamento, à época, sobre os Equipamentos Culturais da Região do Cariri Cearense. A viagem teve a função de auxiliar a formação do aluno-pesquisador de cultura através do viés pedagógico oferecido pela pesquisa de campo.

Censo de Cultura da UFCA
Resumo
Censo de Cultura da UFCA tem o objetivo de conhecer o perfil e hábitos culturais da comunidade acadêmica da Universidade Federal do Cariri. Para tanto realizaremos uma aplicação no modelo de Censo na qual buscaremos aplicar um questionário com os alunos, docentes e técnicos administrativos. O Censo de Cultura da UFCA é uma pesquisa que será realizada pelo Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais e poderá auxiliar no entendimento e elaboração de políticas culturais no âmbito da Universidade.

Estudo sobre a Institucionalização da Cultura nas Universidades Federais Brasileiras
Resumo
No ano de 2015, o Observatório realizou um mapeamento no qual foram listados os setores das universidades federais brasileiras responsáveis por gerir o campo da cultura. Viu-se, então, uma oportunidade de aprofundamento da pesquisa, buscando agora entender qual o grau de institucionalização da cultura nestas mesmas universidades através da identificação de como esta grande área é conduzida. A pesquisa coletará informações, mediante a aplicação de questionário próprio, junto aos setores de cultura das respectivas instituições. O objetivo principal desta pesquisa é conhecer não apenas as condições materiais e de recursos humanos sobre as quais se desenvolvem a gestão e a produção culturais nas universidades pesquisadas, mas também o nível de reflexão conceitual de cada uma delas.

Mapeamento das pesquisas em cultura na UFCA
Resumo
Entendendo a cultura como um elemento essencial e inerente aos processos da universidade, buscou-se através desta pesquisa identificar as ocorrências de pesquisas com relação a cultura que são desenvolvidas dentro ou pelos que fazem a UFCA. Buscou-se os trabalhos de conclusão de curso, monografias e dissertações de mestrado, além de artigos científicos ou demais produções científicas que envolvessem o tema. O resultado pesquisa permite perceber como a cultura é comumente trabalhada e propõe a reflexão sobre a abrangência do tema.

Mapeamento dos Equipamentos Culturais da Região do Cariri Acesse aqui
Resumo
Pesquisa realizada no ano de 2015, o mapeamento dos equipamentos culturais da região cariri tem como objetivo conhecer quantos equipamentos culturais existem na região do cariri, quais são estes, em que cidades estão localizados, identificar seus mantenedores e as características destes importantes mecanismos.

Mostra Sesc Cariri de Cultura: Impacto Cultural na Região Cariri Acesse aqui
Resumo
Esta pesquisa buscou analisar o impacto cultural da Mostra SESC Cariri de Culturas, na região do Cariri cearense. Buscando analisar como é importante conhecer os impactos culturais da Mostra SESC, para efetuar políticas culturais. Este trabalho é o resultado de uma análise do aspecto citado, que faz parte de uma pesquisa maior sobre a Mostra SESC 2014 que se concretizou em um livro, efetuada na Universidade Federal do Cariri, pelo Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais.

O lugar da Cultura na Universidade: Mapeamento dos Setores de Cultura das Universidades Federais Brasileiras Acesse aqui
Resumo
A pesquisa faz um mapeamento dos setores das Universidades Federais brasileiras nos quais se trabalha a cultura, mas não somente. Também se dedicou a refletir qual o sentido da existência desses setores e como eles podem impactar nas relações de ensino/aprendizado, reconhecendo a inserção da universidade no meio cultural e o fluxo de impactos que permeia essa relação. Considera-se que a cultura busca a formação plena do homem. De que maneira, pois, a Universidade vem desfrutando desta oportunidade?

Projeto Prospecção e Capacitação em Territórios Criativo/Cariri em parceria com a Universidade Federal Fluminense (UFF) e a Universidade Federal do Cariri (UFCA), através do Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais.
Resumo
O Cariri tem economias da cultura potentes o suficiente para fortalecer estratégias de reconhecimento de seus territórios criativos. O projeto busca, portanto, salvaguardar de forma sustentável as tradições pertencentes à região do cariri cearense, tornando possível que os próprios artistas/artesãos sejam sujeitos de sua produção cultural. É preciso então reconhecer a realidade efetiva que se tem nestes territórios, quem são os mestres que marcam a região e perpetuam os saberes-fazeres, propiciar um cadastramento satisfatório e uma organização que reforce suas estratégias de (auto) reconhecimento, assim como, quais modelos colaborativos e de empreendimentos comunitários podem ser ativados com esses sujeitos, são as metas no que tange as potencialidades do território do Cariri. O projeto atuará nos seguintes âmbitos: O Centro de Cultura Mestre Noza, a Lira Nordestina, o Portal dos Mestres e Grupos e o Caldeirão.