Cartografias Audiovisuais do Cariri Cearense
Objetivo
realizar um percurso histórico de modo a analisar as principais características da cinematografia caririense, conhecer alguns dos principais cineastas do Cariri e analisar os recortes dos lugares filmados, além dos personagens prioritariamente desenvolvidos.

Integrantes
Coordenador: Rodrigo Capistrano, doutor em História Social pela UFC, atua nos seguintes temas: cinema, documentário, cultura, memória e produção de subjetividade.
Estudantes: Ana Sampaio – Jornalismo (IISCA), João Victor Martins – Engenharia Civil e Júlia Gomes – Engenharia de Materiais (CCT)


Direitos Culturais
Objetivo
construir meios que possibilitem conhecimento e discussão acerca dos direitos, deveres e garantias de cada pessoa, individualmente ou em sociedade, a fim de incentivar o fomento à cultura e tratá-la como direito fundamental.

Integrantes
Coordenador: João Adolfo, professor do curso de Administração, bacharel em Direito e mestre e doutor em Direito (área de concentração em direitos humanos) e doutorando em Filosofia (área de filosofia do direito).
Estudantes: Cleiton Neto – Filosofia (IISCA), Eduarda Cavalcanti –  Jornalismo (IISCA), Lidiane Laise – Jornalismo (IISCA), Nátiley Ribeiro – Jornalismo (IISCA)


Direitos Culturais Mapeamento do Patrimônio Imaterial de Juazeiro do Norte
Resumo
O projeto foi desenvolvido em 2019 pela Secretaria de Cultura de Juazeiro do Norte em parceria com a Pró-Reitoria de Cultura da Universidade Federal do Cariri (UFCA). Logo no primeiro ano de atividades, foram registrados os dados de mais de 300 mestres e brincantes que atuam no município. A partir de 2020, o mapeamento passou a integrar o conjunto de pesquisas do Observatório Cariri de Políticas e Práticas Culturais.

Objetivo

identificar as formas de expressão, os saberes e fazeres culturais. Entre os ofícios e manifestações mapeadas estão artesãos, bandas cabaçais, bacamarte, cordelistas, guerreiros, imaginários, lapinhas, maneiro pau, reisados, rezadeiras e xilógrafos.

Integrantes

Coordenador: Ivan Satuf, professor do curso de Jornalismo;
Estudantes: Bibiana Belisário – Jornalismo (IISCA),  Lara Alencar – Jornalismo (IISCA), Adezília Lima – Engenharia Civil e Alda Maria dos Santos – Música


Indicadores de Hábitos e Consumos Culturais da UFCA
Resumo
A pesquisa “Indicadores de Hábitos e Consumos Culturais da UFCA” é um projeto de longo prazo desenvolvido pelo Observatório Cariri. Entre 2016 e 2018, foram aplicados métodos quantitativos para investigar a relação dos estudantes de graduação com o campo da cultura. Com base nos resultados desta primeira etapa, em 2019, foram realizadas entrevistas com um grupo de 35 discentes para aprofundar a compreensão. Numa terceira etapa, iniciada em abril de 2020, estão sendo examinados os conteúdos dos projetos pedagógicos e das matrizes curriculares dos cursos de graduação para verificar como a cultura se vincula ao percurso acadêmico de cada formação ofertada na Universidade Federal do Cariri.

Integrantes
Coordenador: Ivan Satuf, docente do curso de Jornalismo (IISCA). Desde 2016, quando a pesquisa se iniciou, mais de 20 estudantes de diferentes cursos já se vincularam ao projeto, diversidade que estimula o diálogo interdisciplinar.
Estudantes: Ana Karla Souza Dorta (Administração Pública/CCSA), João Pedro Teixeira de Alcântara (Jornalismo/IISCA) e Rafaelle Ferreira Machado (Engenharia Civil/CCT)