O projeto Andanças Culturais visa interligar a comunidade acadêmica da Universidade Federal do Cariri – UFCA com a memória patrimonial da região, construindo relações intrínsecas com o nosso transcendental. A partir de planejamentos e estudos durante o ano, construímos roteiros guiados para lugares que carregam uma bagagem de fatos históricos, sociais, políticos, econômicos e culturais da região do Cariri, tornando os que fazem parte do processo pertencentes da riqueza que carrega o nosso lugar, instigando a preservação e a transmissão dos saberes adquiridos.

Confira abaixo as edições do Projeto:


Ano de 2023


Ano de 2022


Ano de 2021

XXII Edição – Roda de Conversa: Secretaria de Acessibilidade


Ano de 2020

Durante este ano, devido à pandemia do vírus Covid-19, as atividades programadas para o período ocorreram remotamente, no formato de Roda de Conversa. Foram realizadas cinco edições.


Ano de 2019


Ano de 2018

Durante este ano, foram realizadas duas edições. A primeira, na Trilha do Pontal e no Museu de Paleontologia, em Santana do Cariri. A segunda, no GeoPark Sítio Fundão.


Ano de 2017

Durante este ano, a única visita foi realizada ao Memorial do Padre Cícero e ao Horto. Por conta de problemas administrativos a UFCA não pode oferecer transporte, o que é um recurso essencial para o andamento do projeto.


Ano de 2016

Durante este ano, foram visitados o Museu Patativa do Assaré (Assaré-CE), Museu do Gonzagão (Exu-PE), Caldeirão da Santa Cruz do Deserto (Crato-CE) e a ONG Aquaris (Crato-CE).

VI Edição – Museu do Gonzagão, Exu-PE


Ano de 2015

III – Pontal da Santa Cruz, Ponte de Pedra, Museu de Paleontologia – Santana do Cariri-CE

II – Fundação Casa Grande, Nova Olinda-CE

I – Memorial do Padre Cícero, Juazeiro do Norte-CE