A Coordenadoria de Inovação (CI) vem desenvolvendo atividades no sentido de estimular a inovação na UFCA. Atualmente, existem dois projetos em andamento para realizar o mapeamento da maturidade tecnológica da UFCA, ambos com o apoio de bolsistas (um do CNPq e três da FUNCAP).

As informações oriundas desse mapeamento servirão para compor um portfólio de tecnologias em que a UFCA pode ofertar e/ou realizar parcerias com outras instituições no sentido de gerar novos registros de Propriedade Industrial. Em paralelo, a CI tem dado suporte aos laboratórios da UFCA no cadastro na Plataforma Nacional de Infraestrutura de Pesquisa – MCTI (https://pnipe.mctic.gov.br/), que é importante para a divulgação da infraestrutura laboratorial da UFCA e na captação de recursos externos.

Outro projeto da CI em andamento é a atualização da Política de Propriedade Industrial da UFCA, que é uma exigência legal, conforme o disposto no artigo 15-A da Lei de Inovação, regulamentada pelo Decreto nº 9.283/2018. A atual resolução carece de algumas atualizações para se adequar aos relatórios anuais solicitados pelo governo.

Periodicamente a CI elabora editais que fornecem bolsas relacionadas a Programas Institucionais de Bolsas de Iniciação Científica (PIBIC) para o desenvolvimento e fortalecimento da inovação na UFCA.