Jeová

JEOVÁ TORRES SILVA JUNIOR

Graduação em Administração (2001) pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), Mestrado (2004) e Doutorado em Administração (2016) pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Realizou estágio doutoral no exterior (2014), no Conservatoire National des Arts et Métiers (CNAM, Paris, França). Entre 2006 e 2013 foi professor efetivo na Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, é professor efetivo do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (UFCA), do Mestrado Multidisciplinar em Desenvolvimento e Gestão Social (PDGS/UFBA) e professor colaborador do Programa de Pós-Graduação em Administração (PPGA/ UECE), além de pesquisador do Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social – CIAGS/UFBA e do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social – LIEGS/UFCA.

Alemberg1

ALEMBERG QUINDINS

Músico de formação popular, historiador autodidata, Fellow da Ashoka e Líder da Avina. Em 1992, restaurou a primeira casa grande da fazenda que deu origem ao Município de Nova Olinda, CE e criou a Fundação Casa Grande-Memorial do Homem Kariri: Uma organização não governamental que tem como missão educar crianças e jovens através da gestão cultural e do protagonismo juvenil. Como consultor do UNICEF, criou nos assentamentos dos sem terra no Ceará e no Rio Grande do Norte, o projeto Vez da Voz com a implantação de irradiadoras para crianças e adolescentes, além de rádios escolas em várias cidades do Ceará. Na África, em Moçambique e Angola, criou a rede de jovens comunicadores da língua portuguesa. São mais de 30 programas “de criança para criança”, fortalecendo o protagonismo juvenil e o intercâmbio entre os países pares. Em 2007 foi consultor do Projeto Rumos do Itaú cultural, e atualmente é professor da Especialização em Gestão Cultural Contemporânea do Itaú Cultural (2017/2018).

Raniere

FRANCISCO RANIERE MOREIRA DA SILVA

Professor do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri (CCSA/UFCA). Doutor e Mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia – NPGA/UFBA. Graduado em Administração pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UeVA.  Membro dos Grupos de Pesquisa Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social (LIEGS-UFCA) e Centro Interdisciplinar de Desenvolvimento e Gestão Social (CIAGS-UFBA). Integrante do Observatório de Políticas Públicas para Territórios (OPPTE) e do Observatório da Formação em Gestão Social (OFGS). Tem experiência nas áreas de Administração e Gestão Pública e Social, com ênfase nos temas Gestão Social, Gestão do Desenvolvimento Territorial, Governança Territorial, Arranjos Institucionais e Interorganizacionais, Política Habitacional e Política Urbana.

Fabiana1

FABIANA PEREIRA BARBOSA

 Assistente Social e Produtora Cultural. Possui graduação em Serviço Social pela Faculdade Leão Sampaio (2010). Membro do Núcleo de Criação, Elaboração e Desenvolvimento de Projetos e do Conselho Cultural da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri. Professora do Programa Nacional de Educação de Jovens e Adultos – Projovem Urbano em Nova Olinda, no período de 2012 e 2013, ministrando a disciplina de Participação Cidadã. Vencedora do 2º Lugar Prêmio Jovem Amigo da Criança, Fundação Abrinq – Save The Children (2013). Discente do Curso de Especialização em Arqueologia Social Inclusiva (URCA e Fundação Casa Grande).

Waleria Menezes

WALÉRIA MENEZES MORAES ALENCAR

Possui graduação em Psicologia, especialista em Psicologia Social Comunitária. Mestre em Gestão de Políticas Públicas pela Escola de Governo da Fundação Joaquim Nabuco.  Atualmente é doutoranda em Desenvolvimento Sustentável com habilitação em política e gestão da sustentabilidade pelo Programa de Pós-graduação Centro de Desenvolvimento Sustentável da Universidade de Brasília – CDS-UNB. Professora efetiva do curso de Administração pública: Gestão Pública e social da Universidade Federal do Cariri – UFCA. Atua como pesquisadora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos em Gestão Social – LIEGS. Tem experiência na área de Psicologia social comunitária, gestão social, protagonismo juvenil, políticas públicas e desenvolvimento sustentável. 

Rosana

ROSANA DE  FREITAS BOULLOSA

Professora da Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia, desde 2009, e atualmente professora visitante da Universidade de Brasília (2017-2019). Doutora em políticas públicas pela Università IUAV di Venezia, na Itália, com pós-doutorado em sociologia pragmática pela École des Hautes Études en Sciences Sociales, França. Bolsista de produtividade do CNPQ, Coordenadora nacional do Observatório da Formação em Gestão Social e Editora da Revista NAU Social. Atua e publica nas áreas de teoria de políticas públicas, avaliação de políticas públicas e gestão social.

Rachel1

RACHEL GADELHA

Mestre em Políticas Públicas e Sociedade na Universidade Estadual do Ceará (UECE), graduada em Antropologia na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP-SP), possui duas pós-graduações: uma em Administração e Gestão em Organização de Eventos pela Universidade Estadual do Ceará e outra de Master en Gestión Cultural pela Universidade de Barcelona. Gestora do Cineteatro São Luiz.

Joao Martins

JOÃO MARTINS

Doutorando em Ciência Política pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa (ISCSP-ULisboa), Portugal (2016/cursando).Mestre em Desenvolvimento e  Gestão Social pelo CIAGS/Universidade Federal da Bahia-UFBA (201 5). Graduado em Administração pela Universidade Estadual do Ceará (Uece – 2001).

Ricardo

RICARDO NESS

Possui graduação em Agronomia pela Universidade Federal do Ceará- UFC (1985), mestrado em Agronomia (Solos e Nutrição de Plantas) pela UFC (1989) e doutorado em Ciências Agrárias/Agricultura Tropical e Subtropical pela Georg August Universität–Göttingen/Alemanha (1998). Foi professor da Universidade Estadual do Ceará-UECE e da Universidade Federal do Ceará. Atualmente é professor Associado II da Universidade Federal do Cariri, onde ensina na graduação no curso de Agronomia e no programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Regional Sustentável -PRODER da Universidade Federal do Cariri. Trabalha com os temas Agroecologia, Agricultura Familiar, Desenvolvimento Sustentável e em Ciência do Solo com ênfase em Química, Biologia e Fertilidade do Solo.

andrea Pinheiro

ANDREA PINHEIRO

Jornalista graduada pela Universidade Federal do Ceará(1993), trabalhou como repórter do Jornal O POVO e Rádio Extra Produções. Mestre em Educação Brasileira, atualmente faz doutorado no mesmo programa com a pesquisa “Recepção e criação de saberes mediados pelo computador em sala de aula: buscando a perspectiva das culturas juvenis”. É professora da Universidade Federal do Ceará, lotada no Instituto UFC Virtual. Leciona no Curso Sistemas e Mídias Digitais, nos Curso de Jornalismo e Publicidade e integra o Grupo de Pesquisa da Relação, Infância, Adolescência e Mídia, GRIM. Tem experiência na área de comunicação, atuando principalmente nos seguintes temas: rádio, comunicação e educação, cidadania, infância, juventude e publicidade.

 

JAQUELINE DOURADO DO NASCIMENTO

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Federal da Bahia (2007) e Fisioterapia pela Universidade Católica do Salvador (2009). Especialista em Educação à Distância e Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Estadual da Bahia (2013). Mestra (2013) e Doutora em Educação pela Universidade Federal da Bahia (2017).Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nas áreas de avaliação, políticas públicas em Educação, Educação à Distância. Desenvolve trabalhos e projetos na área de Economia Solidária e Educação de Jovens e Adultos. Trabalhou como coordenadora executiva do Projeto ECOSOL-EJA, ITES/UFBA-MEC e como coordenadora pedagógica da rede municipal de ensino de Salvador. Atualmente é professora da Universidade Federal do Cariri (UFCA) no Instituto de Estudos do Semiárido (IESA).

Ives ok

IVES ROMERO TAVARES DO NASCIMENTO

Professor Efetivo do Centro de Ciências Sociais Aplicadas da Universidade Federal do Cariri. Possui Mestrado em Administração pela Universidade Federal da Bahia, Especialização em Direito Constitucional pela Universidade Regional do Cariri, Graduação em Administração pela Universidade Federal do Ceará – Campus Cariri  e em Direito pela Universidade Regional do Cariri. Atualmente é Doutorando em Administração pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia. Realizou Doutorado Sanduíche no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade de Lisboa no ano de 2017, por meio do apoio do Programa PDSE/CAPES.

 

PÂMELA DE MEDEIROS BRANDÃO

Doutora em Administração pela Universidade Federal da Bahia, com graduação e mestrado em Turismo pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Professora Adjunto A, nas áreas de Gestão Social e Pública, do Departamento de Ciências Administrativas da UFRN, atuando em ensino, pesquisa e extensão. É professora permanente do Programa de Pós-Graduação em Gestão Pública. Leciona e orienta alunos na Graduação em Administração; e na Graduação Tecnológica em Gestão de Cooperativas financiado pelo Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária

Mercês ok

MARIA DAS MERCES TORRES PARENTE

Formada em Comunicação Social, com especialização em Gestão de Política Cultural pela Universidade de Brasília. Bolsista do Governo da Espanha e OEA, em cursos de especialização em Gestão de Programas de Artesanato e Arte Popular e Comercialização de Artesanato. Dirigiu por 14 anos a Divisão de Cultura e Artesanato, da Superintendência do Desenvolvimento da Região Centro Oeste. Coordenou o Programa do Artesanato Brasileiro, no extinto Ministério do Bem-Estar Social e posteriormente no Ministério da Indústria, do Comércio e do Turismo. Representou o Brasil em missões oficiais e congressos internacionais, junto aos Governos da Guatemala, México, Costa Rica, Colômbia, Argentina, Equador, França, Espanha, Portugal e Marrocos. Nos últimos 10 anos trabalha como consultora, por meio das Agências internacionais PNUD, UNESCO, IICA, nas áreas de: Planejamento regional, territorial e local; Políticas Públicas; Avaliação de Projetos, no âmbito das atividades não-agrícolas das unidades produtivas de base familiar e comunidades indígenas, remanescentes de Quilombos, pescadores artesanais e extrativistas.

Junior dos Santos ok

JUNIOR DOS SANTOS

Graduado em Gestão de Turismo – Universidade Estácio de Sá. Membro do conselho administrativo da Fundação Casa Grande – Memorial do Homem Kariri, desde 2010. Empreendedor Socal no segmento do turismo de base comunitária, expedições cientificas e viagens culturais e de estudo. Coordena do programa de Geração de Renda Familiar, atua nas mais diversas atividades do segmento do turismo na região do cariri e no fomento de políticas nacionais para o turismo.