Um projeto em rede regional proposto por pesquisadores da Universidade Federal do Cariri teve aprovada a liberação de R$ 597,6 mil para execução de pesquisa sobre as secas na bacia hidrográfica do rio Salgado. A proposta aprovada na chamada pública Meninas nas Ciências Exatas, Engenharias e Computação, do CNPq, foi apresentada pela professora Celme Torres (foto) e prevê a realização de trabalho de pesquisa em rede, envolvendo pesquisadores da UFCA, da Universidade Federal do Ceará (UFC) e do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Juazeiro do Norte (IFCE).
A professora Celme Torres explica que projeto “Elas nas Exatas – Construindo conexões educativas aplicadas à gestão do plano de secas e segurança hídrica na Região Hidrográfica do Salgado/CE”, tem como objetivo retratar o problema das secas na Região Hidrográfica do Salgado, analisando a variabilidade climática, os riscos hidrológicos e as vulnerabilidades da região.
O projeto prevê a elaboração de um plano de gestão de secas, publicações científicas e materiais educativos. “O projeto também realizará ações de conscientização, visando combater a desigualdade de gênero e proporcionar um ambiente mais acolhedor para meninas e mulheres no âmbito das ciências exatas”, destaca professora Celme.
A maior parte dos recursos aprovados pelo CNPq (R$ 547,9 mil) será destinada a investimentos em bolsas de iniciação científica, de apoio técnico à pesquisa e à divulgação científica e de pós-doutorado júnior. Parte dos recursos também será utilizada na compra de insumos para o desenvolvimento do projeto, que tem prazo de execução de 36 meses.
A equipe de pesquisadores do Elas nas Exatas na UFCA é composta pelos professores Celme Torres, Ingrid Mazza Matos Ramos, Francisco José de Paula Filho, Paulo Renato Alves Firmino, Francisco Dreno Viana da Silva e Thiago Bessa Pontes e pela engenheira ambiental Jaqueline Vígolo Coutinho. O projeto aprovado em Rede Regional também inclui a participação na equipe da professora Yannice Tatiane da Costa Santos (IFCE/JN) e dos professores Francisco de Assis Souza Filho e Ticiana Marinho de Carvalho Studart (UFC).