O informe é um conteúdo de caráter informativo ou administrativo, voltado ao público interno, cuja publicação é de responsabilidade do setor publicante. No Portal, os informes ficam visíveis em dois locais principais:

  • Na página principal do Portal
  • Na página específica do setor
1. Informes na página principal do portal
Informes na página principal do portal
2. Informes na página do setor
Informes na página do setor
3. Como publicar um informe

Para publicar um informe, selecione o item “Informes”, no menu lateral esquerdo do painel de edição (com o ícone de um megafone) e, em seguida, clique no item “Adicionar novo”. É possível realizar essa operação de duas maneiras:

  • Por meio do Menu lateral esquerdo
Adicionando um Informe pelo menu lateral esquerdo
  • Por meio da página de Informes, clicando no botão “Adicionar novo”
Adicionando um informe pelo botão adicionar novo

Após clicar em adicionar novo, aparecerá a página para publicação de informes

Página de publicação do Informe

Dessa forma, basta escrever o título do informe e o texto, nos campos designados para título e texto, seguindo as recomendações do Modelo de Acessibilidade em Governo Eletrônico.

Caso queira exibir o Informe na página principal do portal, selecionar a opção “Sim” localizado no final do menu lateral direito referente à opção: Colocar em destaque?

Ainda, caso precise adicionar mais bloco de conteúdo no Informe, como por exemplo, imagem, tabela, lista entre outros, clique no sinal de “+” localizado no canto superior esquerdo, conforme imagem acima.

Ao clicar em adicionar blocos, será exibido uma lista com os blocos mais usados, depois tem a lista com os blocos mais comuns, blocos de formatação, elementos de layout, widgets e códigos incorporados. Todos estes podem ser utilizados para inserir conteúdo na página ou informe, conforme imagem abaixo.

Lista com os blocos de conteúdo mais usados no WordPress
4. Como publicar um informe na página do meu setor

Todo o informe deverá ser marcado com uma categoria no ato de criação. Isso é importante para que seja possível “puxar” informes de determinada categoria, para que apareçam em páginas setoriais. Selecione a que mais se adeque ao seu conteúdo.

Caso o conteúdo não esteja contemplado por nenhuma das categorias existentes, é possível criar uma nova, clicando no link “Adicionar nova Categoria”.

Selecionando uma categoria para o informe
Selecionando uma categoria para o informe

Para que um informe seja publicado na página do seu setor, é necessário verificar se a referida página está habilitada para receber a lista de informes.

Na área logada DA PÁGINA onde deseja que apareçam informes (portanto, não na área de edição do informe em si), no painel lateral direito, verifique o item Exibir lista de informes? A resposta “sim” deverá estar selecionada.

Você poderá também escolher uma categoria específica de informes a serem exibidos e o local em que a lista será exibida (se antes ou depois dos menus da página).

Exibindo Informe na página
Exibindo Informe na página

Após selecionar as opções no menu lateral direito, conforme imagem acima, os informes referente à categoria Cultura serão exibidos na referida página.

Informes da Cultura sendo exibidos na lateral direita da página
Informes da Cultura sendo exibidos na lateral direita da página

Ao clicar em “Adicionar nova Categoria”, aparecerão os campos “Nome da nova Categoria” e “Categoria ascendente”. Assim, após defini-los, clique no botão “Adicionar nova Categoria”. Desta forma, você poderá marcar a categoria desejada para o seu informe.

Adicionando uma nova categoria
Adicionando uma nova categoria

Caso queira colocar uma imagem destacada no Informe, você pode solicitar a Dcom a inclusão da mesma, por meio do serviço Assistência para conteúdo estático no portal.

Inserindo uma imagem destacada no informe
Inserindo uma imagem destacada no informe

Para mais detalhes sobre a criação do informe ou edição de um informe existente, assista o vídeo abaixo:

Como criar um Informe e exibir na página principal