Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia

Apresentação

 

O Programa de Pós-Graduação em Biblioteconomia (PPGB) surge em um momento de grandes reformulações da prática acadêmico-científica no Brasil fomentando novas formas de produção do conhecimento e absorvendo novos tipos de pesquisas e pesquisadores. O Mestrado Profissional em Biblioteconomia (MPB), em especial, proposto pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), possui múltiplas configurações que estão diretamente associadas e merecem efetivo destaque.

A primeira é relativa a como a Biblioteconomia se posiciona neste projeto de expansão e reestruturação das Universidades Federais, em particular, em uma das dimensões do REUNI que envolve a articulação da graduação com a pós-graduação considerando a expansão qualitativa e quantitativa da pós-graduação orientada para renovação pedagógica da educação superior. Por isso, considerando a pluralidade de potencial de pesquisa e aplicação profissional no Ceará, em especial, no Cariri, o projeto do PPGB apresenta área de concentração, linhas de pesquisa e projetos docentes que contemplam diálogos com a diversidade de campos do conhecimento comungando em caráter estratégico e pragmático a proposta de reestruturação e ampliação do REUNI.

A segunda é referente à interdisciplinaridade que se desdobra em questões de cunho histórico- conceitual, político-institucional, formação e funcional que qualificam a Biblioteconomia como campo de construção identitária que fortalece suas bases teórico-epistemológicas ao transitar por e entre diferentes áreas do conhecimento.

Há também forte prática interdisciplinar histórico-conceitual na UFCA, entre Biblioteconomia e outros cursos, não apenas do Centro de Ciências Sociais Aplicadas, mas de outros Centros e Institutos da UFCA. Esta parceria, já fortemente contemplada na graduação e pós-graduação lato sensu, além de práticas de pesquisa nos meandros teórico-pragmáticos da gestão, tecnologias de informação e métodos quantitativos/qualitativos de pesquisa, também se mostra presente no PPGB.

Vale ressaltar ainda a potencial concepção interdisciplinar do PPGB/UFCA, com profissionais e pesquisadores diversos de outras instituições circunvizinhas. Com linhas de pesquisa que pautam estudos sobre memória, cultura popular, regional, gestão, tecnologias e leitura o PPGB possibilita, por um lado, que profissionais de diversos cursos formados na Região do Cariri, no Estado do Ceará e na Região Nordeste possam compor o Programa como alunos, assim como docentes destas Instituições de Ensino Superior participem do Programa como docentes permanentes, colaboradores e visitantes.


Visitar o portal da revista Folha de Rosto   Visitar o Portal do Sibi/UFCA   Visitar o Portal da UFCA