O perfil do egresso desejado do curso de Ciência da Computação da UFCA contempla aspectos técnicos, científicos, éticos, humanísticos e sociais, conforme sugerido pela SBC. Além do hábito de resolver problemas e de pensar algoritmicamente, características inerentes a todo cientista da computação, o curso formará alunos:

  1. Com sólida formação em Matemática e em Fundamentos da Computação necessários para desenvolver softwares e infraestrutura de software de sistemas de computação.
  2. Conscientes da importância dos fundamentos teóricos da área da Computação e de seus impactos na prática profissional.
  3. Capazes de adquirir, compreender, manipular e produzir conhecimento técnico e científico inovadores na área da Computação em seus diversos contextos.
  4. Conscientes de que a área da Computação é um ramo que avança rapidamente, tanto em seus aspectos teóricos quanto tecnológicos, e que isto requer a renovação contínua de seus conhecimentos.
  5. Experientes na prática do desenvolvimento de softwares, experiência adquirida pela participação em projetos de pequeno/médio porte realizados em disciplinas durante o curso, cujas soluções exijam conhecimentos que vão além das ementas, e pela participação em estágios em empresas do setor.
  6. Habituados com o trabalho em equipes inter e multidisciplinares constituídas com o intuito de resolver problemas complexos provenientes de diferentes domínios de aplicação.
  7. Conscientes de que em qualquer setor de atuação é fundamental inovar e empreender, o que requer uma visão global do setor para possibilitar a identificação de novas perspectivas e oportunidades.
  8. Sabedores de que a construção de sistemas de computação atinge direta ou indiretamente indivíduos e a sociedade, afetando questões sociais, legais, éticas, culturais e ambientais em todo o mundo, necessitando que estes sejam cientes de suas responsabilidades como indivíduo isolado e como parte da comunidade quando do acontecimento de possíveis falhas.