PTT-Cariri

Evento de Lançamento do PTT Cariri

Inscrição para o Lançamento do PTT Cariri

É com imenso prazer que convidamos você para o tão aguardado lançamento do PTT Cariri, um marco significativo para a conectividade e o desenvolvimento tecnológico de nossa região.

Data: 5 de abril de 2024
Horário: 14h
Local: Auditório Beata Maria de Araújo – Universidade Federal do Cariri (UFCA).

O PTT Cariri representa um passo fundamental na expansão da infraestrutura de internet na nossa região, promovendo conexões mais rápidas, estáveis e acessíveis para toda a comunidade. Este evento marca o início de uma nova era digital, onde as oportunidades se multiplicam e as fronteiras se expandem.

Contamos com a sua presença para celebrar esse momento histórico e compartilhar as perspectivas emocionantes que o PTT Cariri traz para o nosso futuro.

Preencha este formulário para confirmar sua presença.

O que é um PTT ?

De acordo com o NIC.br

“A Internet nada mais é do que uma grande rede na qual todos os pontos estão interligados. Para facilitar a comunicação entre esses diversos pontos espalhados por todo o mundo, foram criados nós de interconexão, onde os demandadores de tráfego podem se conectar diretamente sem que seja preciso estabelecer um link entre cada um deles.”

https://nic.br/noticia/o-desafio-dos-ptts/5239

O PTT-CARIRI Lourioval Santana, tem o objetivo inicial de interconectar todos os Sistemas Autônomos (ASs) que estão instalados na região do Cariri Cearense, localizado no nordesteste no Brasil, região semi-áriada a aproximadamente 600km da capital do estado do Ceará.

Atualmente a região do Cariri Cearense conta com aproximadamente 35 ASs, todos esses Sistemas Autônomos apesar de estarem geograficamente próximos uns dos outros, se alcançam na internet através do IX Fortaleza ou IX São Paulo, o que incrementa a latência em 10ms ou 50ms respectivamente.

Há ainda a possibilidade de o PTT-Cariri atender os ASs de Ceará, Paraiba, Pernambuco e Piauí, na macroregião do Cariri.

A infra estrutura do PTT-CARIRI, além de melhorar a qualidade da conexão no interior do nordeste brasileiro também vai proporcionar redução de custos para todos esses Sistemas Autônomos que hoje precisam pagar para alcançar o IX-Fortaleza ou IX-São Paulo.

Relevância e aplicabilidade do projeto

O projeto IX Cariri é uma iniciativa dos Grupos de Pesquisa Científica de alta qualificação CoDe (Computation & Design) e LEDIS (Laboratório de Estratégia, Desempenho, Inovação e Sistemas) com o apoio de alguns provedores da região.

Com o apoio da Universidade Federal do Cariri – UFCA foi constituído um grupo técnico de trabalho composto por agentes do gabinete da reitoria, da direção de tecnologia da informação, os coordenadores do LRC – Laboratório de Redes e Comunicação e do LCAD – Laboratório de Computação de Alto Desempenho.

O objetivo do IX-Cariri é melhorar a qualidade do acesso à internet da população do Cariri, proporcionando uma melhor experiência de usuário ao acessar e criar conteúdos na internet, buscando melhorar a latência bidirecional RTT (Round Time Trip).

Impacto e resultados esperados

Compreendendo uma área de aproximadamente 5 460 km² e com 610 mil habitantes, hoje os provedores da região do Cariri atendem cerca de 100 mil clientes.

O principal impacto está na redução da latência na comunicação entre os Sistemas Autônomos, e na redução de custos para essa comunicação interna.

A região do Cariri se destaca, entre outras áreas, no setor educacional. Com Instituições de ensino Federal (UFCA, IFCE), estaduais (URCA), outras instituições de ensino privado, que ofertam cursos de ensino superior como Ciência da Computação, Matemática Computacional, Sistemas de Informação, Análise e Desenvolvimento de Sistemas, além de cursos de pós-graduação como Especialização em Redes de Computadores e Segurança de dados, e futuramente com um mestrado em rede em Ciência da Computação.

Esperamos então que os vários centros universitários da região se tornem Sistemas Autônomos, e também se conectem à essa infraestrutura com o objetivo de melhorar a qualidade da conexão entre instituição de ensino e alunos. Além de fomentar a pesquisa nas instituições para projetos que possam ser executados dentro da infraestrutura proposta.

Continuidade, sustentabilidade e replicabilidade

A continuidade do projeto se dará inicialmente com a transferência de conhecimento entre provedores da região e os servidores da Universidade Federal do Cariri. E no futuro os alunos das Universidades poderão usufruir da infraestrutura instalada para realizar seus trabalhos de pesquisa e conclusão de curso, iniciação científica, mestrado e doutorado.

O projeto poderá ser replicado para outras universidades do Brasil por meio de termo de cooperação técnica e transferência de conhecimento com apoio do NIT-UFCA.

O projeto se torna sustentável pois a Universidade já conta com infra estrutura que será disponibilizada para instalação dos equipamentos, monitoramento e segurança do data center atual da UFCA serão disponibilizados para o PTT-Cariri, e os integrantes do ponto de troca de tráfego contribuirão com um valor mensal para manter toda a infraestrutura funcionando de acordo com o modelo de negócios do PTT-Cariri e gestão do Centro de Inovação e Empreendedorismo do Cariri – CRIE.

Localização Geográfica

Fonte: https://mapainovacao.ufc.br

PTT-Cariri
Av. Tenente Raimundo Rocha Nº 1639
Bloco E
Bairro Cidade Universitária
Juazeiro do Norte – Ceará
CEP 63048-080

Equipe de Implantação

Professora Camila Oliveira

Coordenadora do IX-Cariri: Professora Doutora Camila Helena Souza Oliveira, brasileira, Possui Bacharelado em Ciência da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2008), mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal do Ceará (2011) e doutorado em computação pela Université Paris-Est Marne la Vallée (França, 2015). Atualmente é professora adjunto-A da Universidade Federal do Cariri. Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes, atuando principalmente no seguintes temas: Comunicação Autonômica, Redes Móveis e Sem Fio, Otimização Aplicada a Redes de Computadores, IoT , Armazenamento de dados, ambientes inteligentes

Professor Ramon Nepomuceno

Possui graduação em Ciência da Computação (2015), Mestrado em Ciência da Computação (2016) pela Universidade Federal do Piauí e Doutorado na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP, 2021). Atualmente realiza pesquisa em Sistemas Heterogêneos integrando OpenMP e FPGAs. Possui experiência em programação utilizando as linguagens VHDL , SystemC, Verilog, System Verilog, C e C++. Já trabalhou em projetos de desenvolvimento de arquiteturas de computadores multicore e manycore, além de desenvolvimento de hierarquia de memória para arquiteturas multiprocessadas.

Professor Rafael Perazzo

é Professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em Juazeiro do Norte-CE, Coordenador de Informação, Monitoramento e Avaliação Institucional – CIMAI/PROPLAN, possui graduação em Ciência da Computação pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), mestrado em Ciência da Computação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Doutorado em Ciência da Computação pela Universidade de São Paulo (USP). Tem experiência na área de Ciência da Computação, com ênfase em Redes e Sistemas Distribuídos, atuando principalmente nos seguintes temas: RFID, redes de computadores, Software livre, Computação Concorrente e Paralela.

Professor Thiago Bessa

Ph.D. em Educação pela Universidade de Lisboa. Mestre em Ciência da Computação pelo Centro de Informática da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). MBA em Gerenciamento de Projetos pela UniChristus. Ministra aulas do setor de estudos Programação de Computadores na Universidade Federal do Cariri (UFCA). Assessor do gabinete da reitoria da UFCA para os temas de Inovação e Empreendedorismo. Presidente do Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo – CRIE. Representante Institucional da Sociedade Brasileira de Computação – SBC. Bolsista FUNCAP do Programa Corredores Digitais (2023). Project Management Institute – Member. Associado AISTI – Associação Ibérica de Sistemas e Tecnologias de Informação. Possui experiência como auditor interno da ISO9000 e modelagem de processos com BPMN – Business Process Model.

Taciano Pinheiro

Diretor de Tecnologia da Informação (DTI) da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Yuri Fernandes

Coordenadoria de Infraestrutura de TI – CITI vinculado à Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

Levy Medeiros

Divisão de Redes e Telefonia – DRT vinculado à Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) da Universidade Federal do Cariri (UFCA)

João Paulo

Servidor da Universidade Federal do Cariri (UFCA) em Juazeiro do Norte-CE;Atua na área de redes de computadores e telefonia;
Bacharel em Sistemas de Informação pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará – Campus Crato (IFCE);
Pós-graduando em Redes de Computadores pela Escola Superior Aberta do Brasi


Grupo Gestor

Em 09/12/2022 foi feita a apresentação da iniciativa PTT – Cariri para um grupo de provedores, professores, pesquisadores e alunos, com o objetivo de validar a ideia.

Dado o interesse dos participantes desta assembleiam foiu criado um Grupo Gestor para poder avançar com os trabalhos de elaboração do plano de trabalho do PTT Cariri, assim como estudo de viabilidade técnica, financeira e busca ativa de parceiros.

O grupo gestor então foi criado com representantes da UFCA (técnicos e professores), dos provedores e da comunidade de inovação do Cariri.

Thiago Pontes

Ramon Nepomuceno

Priscila Amaro Porto

Elgton Lucena

Taciano Pinheiro

Parceiros