LEVIS

Trajetória de Formação e Áreas de Atuação

O Laboratório de Estudos em Violência e Segurança Pública (LEVIS – UFCA) foi criado a partir da necessidade de estabelecer um espaço acadêmico interdisciplinar para a discussão de temas contemporâneos relacionados à violência e à segurança pública. Inicialmente, o grupo iniciou suas atividades como um grupo de estudos, com o acolhimento e apoio do Centro de Ciências Sociais Aplicadas (CCSA) e do Colegiado do Curso de Administração Pública e Gestão Social. Posteriormente, consolidou-se como grupo de pesquisa reconhecido pelo CNPq, desenvolvendo uma série de projetos nas áreas de pesquisa, ensino, extensão, cultura e inovação.

Missão e Objetivos

O LEVIS se configura como um ambiente democrático para a expressão plural de ideias, promovendo o diálogo crítico e a construção de consensos provisórios acerca dos conflitos sociais e da violência, e suas interações com o Estado e as políticas de segurança pública. O laboratório tem como objetivo principal formar pesquisadores e extensionistas, articulando dimensões teóricas, metodológicas e práticas para compreender fenômenos complexos relacionados à temática da violência e segurança.

Atuação Interdisciplinar

Com base em abordagens multidisciplinares que envolvem Administração Pública, Sociologia, Antropologia, Ciência Política, Direito, Criminologia, entre outras, o LEVIS busca integrar conhecimento acadêmico com práticas sociais, viabilizando tanto atividades de pesquisa como a proposição e execução de projetos de extensão voltados para a comunidade.