Coordenadoria de Gestão de Projetos e Processos

A Coordenadoria de Gestão de Projetos e Processos (CGPP) é uma unidade normativa e coordenadora que prescreve métodos e ferramentas que orientam a gestão de processos e a gestão de projetos estratégicos e setoriais da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A coordenadoria está vinculada a Pró – Reitoria de Planejamento e Orçamento (PROPLAN), fazendo parte do macroprocesso de Gestão Administrativa da Universidade.

Abaixo, o organograma da Universidade Federal do Cariri.

01

A coordenadoria visa possibilitar que exista uma orientação e acompanhamento institucional de projetos e processos institucionais, capacitando e promovendo a devida segurança e autonomia dos setores para controlarem e monitorarem suas atividades e projetos de acordo com as diretrizes estabelecidas.

No âmbito do Gerenciamento por Processos, a CGPP se baseia no Business Process Management Commom Body of Knowledge (BPM CBoK) e utiliza o software Bizagi para gerar o fluxograma dos processos. Os macroprocessos da UFCA foram identificados na cadeia de valor e guiam o mapeamento de processos da instituição, ver mais detalhes na aba Cadeia de valor

Em relação ao Gerenciamento de Projetos, a CGPP se baseia nas boas práticas do Project Management Body of Knowledge (PMBoK) e gerencia, por meio, da plataforma Redmine, os projetos estratégicos da universidade em conjunto com a Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE).  Mais detalhes na aba Gestão de Projetos .

Projetos e processos podem ser facilmente confundidos, por isso, o quadro a seguir pode auxiliar na diferenciação entre projetos e processos:

03

A CGPP está atualmente sob a coordenação de Cicero Marciovanio de Oliveira Lima (marciovanio.lima@ufca.edu.br), a Divisão de Processos está sob a gerência de Everton Paulo Gonçalves Vieira (everton.vieira@ufca.edu.br) e apoio da bolsista Ariane Kevinny Muniz Ribeiro (ariane.kevinny@aluno.ufca.edu.br).

Entre em contato com: cgpp@ufca.edu.br