Cadeia de Valor


De acordo com Porter (1986, p. 85) a cadeia de valor é um sistema de atividades interconectadas por elos que afetam o custo ou a eficácia de outras. Os elos exigem a coordenação das atividades, tanto daquelas consideradas meios quanto dos fins, gerando interdependência entre as cadeias de valores dos participantes de uma cadeia de suprimentos. Ainda de acordo com o autor, o termo “valor significa o montante que os compradores estão dispostos a pagar por aquilo que a empresa lhes oferece”, sendo a rentabilidade uma medida entre o valor percebido contraposto aos custos envolvidos na criação do produto.

O Guia Técnico de Gestão Estratégica, lançado pelo Governo Federal em 2020, diz que “a cadeia de valor é uma ferramenta de diagnóstico e gestão que permite representar uma organização como um conjunto de subsistemas (atividades), com entradas (insumos), processos de transformação e saídas (produtos). A forma como as atividades da cadeia de valor são organizadas e executadas determina os custos e afeta os resultados da organização”.

A cadeia de Valor da UFCA é constituída por:

● 4 (quatro) Processos Finalísticos – “Correspondem às atividades primárias da cadeia de valor. Em organizações públicas, essas atividades estão relacionadas à área de atuação, às competências legais e aos mandatos políticos das organizações, que determinam os programas, projetos e processos que geram os resultados sociais desejados e criam valor público para seus clientes, usuários e beneficiários” (BRASIL, 2020).

● 6 (seis) Processos de Governança – “Segundo a Organização para Cooperação dos Países em Desenvolvimento (OCDE), a governança pública compreende o desenho, a execução e a avaliação formal e informal das regras, processos e interações entre instituições e atores que compõem o Estado, e entre o Estado e os cidadãos, individualmente ou organizados. Esses processos determinam o exercício da autoridade pública e da tomada de decisões para antecipar desafios e sustentar melhorias na prosperidade e no bem-estar geral da sociedade” (BRASIL, 2020).

● 5 (cinco) Macroprocessos de Apoio – “correspondem às atividades de suporte na cadeia de valor que são comuns aos órgãos e entidades da APF. Na maior parte dos casos, essas atividades são normatizadas, coordenadas e supervisionadas por um ou mais órgãos centrais e apoiadas por diferentes sistemas de informação” (BRASIL, 2020).

A seguir é apresentado o diagrama da Cadeia de Valor da UFCA, aprovada em Fevereiro de 2021 no comitê de Governança.

Identificados macroprocessos, parte-se para a identificação dos processos e seus subprocessos, assim como suas atividades e tarefas são desmembradas, seguindo a seguinte estrutura:

Macroprocesso 1

Macroprocesso 1
Fonte: http://brasilengenhariademanutencao.blogspot.com.br/2014/08/gestao-por-processo-caracteristicas-de.html

Macroprocesso 2

Macroprocesso 2
Fonte: CGPP (2018)

Neste link encontra-se os processos da UFCA agrupados por macroprocessos da Cadeia de Valor.