Projeto é um esforço temporário empreendido para criar um produto, serviço ou resultado exclusivo (GUIA PMBOK, 2013). Um projeto é normalmente uma atividade periódica com um conjunto bem-definido de almejados resultados finais (MEREDITH, 2003). Assim, entende-se projeto como um empenho para a realização de determinada atividade em certo período, possuindo início e término, objetivando uma criação final, seja produto, serviço ou resultado.

Um projeto pode ser encerrado de três maneiras diferentes: a primeira ocorre quando os objetivos não são ou não podem ser atingidos, a segunda se dá pela carência de o projeto deixar de existir, e a terceira pode ocorrer quando o líder do projeto desejar encerrá-lo.

Um projeto é composto de etapas, cujas são denominadas fases. As fases são tidas como referências, sendo compostas de atividades denominadas entregas. Interessante saber que se uma fase for encerrada, significa que todas as atividades foram finalizadas. As entregas, por sua vez, são atividades que estão ligadas aos resultados das fases. As ações representam um aglomerado de tarefas que, ao serem realizados, configuram uma entrega.

É papel da CGPP gerenciar os projetos estratégicos da UFCA em conjunto com a Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica (CPGE).

Os Projetos Estratégicos impactam diretamente nos objetivos estratégicos da UFCA e são capazes de mobilizar a instituição para o alcance de seus resultados, ou seja, impactam no cumprimento da nossa missão institucional. Atualmente 12 projetos estão em andamento:

Captura de Tela (111)

Tutorial: Cadastro e atualização de projetos no Redmine

Painéis de Monitoramento dos Projetos Estratégicos (PMPE) do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI)

Visualize os andamentos dos projetos estratégicos acessando: http://paineis.ufca.edu.br/pmpe 

REFERÊNCIAS

INSTITUTO DE GERENCIAMENTO DE PROJETOS (PMI). Guia PMBOK: Um Guia do Conhecimento em Gerenciamento de Projetos – Corpo Comum de Conhecimento. 05 Ed., 2013.

MEREDITH, R., J., MANTEL, J., S. (06/2003). Administração de Projetos – Uma Abordagem Gerencial. 4ª edição. [Minha Biblioteca]. Retirado de <https://integrada.minhabiblioteca.com.br/#/books/978-85-216-1969-7/>.