Processo é uma agregação de atividades e comportamentos executados por humanos ou máquinas para alcançar um ou mais resultados (BPM CBOK, 2013).
O gerenciamento por processos é o enfoque administrativo aplicado por uma organização que busca a otimização e melhoria da cadeia de seus processos, desenvolvida para atender necessidades e expectativas das partes interessadas, assegurando o melhor desempenho possível do sistema integrado a partir da mínima utilização de recursos e do máximo índice de acerto (CGPP, 2018).
Vantagens da Gestão por Processos
- Promover a Integração da equipe
- Dinamizar a execução das tarefas
- Flexibilidade
- Vantagem competitiva
- Uniformização do conhecimento das atividades
- Melhorar o fluxo de informações
- Padronizar os processos
- Melhorar a gestão, a partir do conhecimento dos seus processos
- Redução de tempo e custos
- Aumento da satisfação dos clientes
- Aumento da produtividade
- Redução de defeitos
De acordo com Laurindo e Rotondaro (2006), os objetivos da gestão por processos podem ser: (1) aumentar o valor do produto/serviço na percepção do cliente; (2) aumentar a competitividade; (3) atuar segundo a(s) estratégia(s) competitiva(s) considerada(s) mais relevante(s), que agregue(m) valor ao cliente; (4) aumentar sensivelmente a produtividade, com eficiência e eficácia; (5) simplificar processos, condensando e/ou eliminando atividades que não acrescentem valor ao cliente. A partir disso, pode-se observar a ênfase abordada com o foco no cliente, pois, dos cinco objetivos, três estão fortemente vinculados à necessidade de encantamento dos clientes.