O Mestrado Profissional em Biblioteconomia (MPB) surge em um momento de grandes reformulações da prática acadêmico-científica no Brasil fomentando novas formas de produção do conhecimento e absorvendo novos tipos de pesquisas e pesquisadores. O MPB, em especial, proposto pela Universidade Federal do Cariri (UFCA), possui múltiplas configurações que estão diretamente associadas e merecem efetivo destaque.

A primeira é relativa a como a Biblioteconomia se posiciona neste projeto de expansão e reestruturação das Universidades Federais, em particular, em uma das dimensões do REUNI que envolve a articulação da graduação com a pós-graduação considerando a expansão qualitativa e quantitativa da pós-graduação orientada para renovação pedagógica da educação superior. A segunda é referente à interdisciplinaridade que se desdobra em questões de cunho histórico-conceitual, político-institucional, formação e funcional que qualificam a Biblioteconomia como campo de construção identitária que fortalece suas bases teórico-epistemológicas ao transitar por e entre diferentes áreas do conhecimento.

Vale ressaltar ainda a potencial concepção interdisciplinar do MPB da UFCA com profissionais e pesquisadores diversos de outras instituições circunvizinhas. Com linhas de pesquisa que pautam estudos sobre memória, cultura popular, regional, gestão, tecnologias e leitura o MPB possibilita, por um lado, que profissionais de diversos cursos formados na Região do Cariri, no Estado do Ceará e na Região Nordeste possam compor o Programa como alunos, assim como docentes destas Instituições de Ensino Superior participem do Programa como docentes permanentes, colaboradores e visitantes.