Painel Administrativo
Índice
Painel
Posts
Mídias
Páginas
Comentários
Contato
Aparência
Plugins
Usuários
Ferramentas
Configurações
Painel
Na aba painel você pode ver informações gerais de forma bem resumidas relacionadas ao seu site:
Exemplos:
No campo “Agora” você pode ver a quantidade de posts, quantidade de páginas, quantidade de comentários. Bem como a versão do WordPress (e se o mesmo tem novas atualizações).
Aqui não é exibido nada pois como vimos no campo anterior não temos nenhum post até o momento, todo conteúdo foi organizado em páginas.
No painel “Atividade” serão apresentadas as últimas publicações e comentários.
No painel “Rascunho rápido” você pode escrever um rascunho rápido para um blog.
Posts
Todos os Posts
Nessa parte você pode ver todos posts criados, assim como as informações do autor, a categoria, as tags e data de publicação.
É possível também gerenciá-los: mover para a lixeira, editá-los e visualizá-los.
Categorias
Trabalham em conjunto aos posts. Servem para categorizar conteúdo ou criando diferentes áreas do blog. As categorias são associadas apenas aos posts, já que página são conteúdos estáticos.
Para saber mais acesse: Como gerenciar categorias
Tags
As tags possuem papel vital na organização de seus conteúdos e possuem impacto direto na experiência do usuário. Assim como as categorias, as tags são parte da taxonomia do WordPress e servem para categorizar seus posts. Porém são usadas de maneiras diferentes. Enquanto as categorias agrupam conteúdos de maneira mais ampla, as tags descrevem detalhes específicos do conteúdo. Outra diferença é que enquanto as categorias são obrigatórias, as tags são opcionais.
Para entender melhor como utilizar estas funcionalidades disponibilizamos conteúdo detalhado no seguinte link: Como gerenciar tags
Mídias
Neste ambiente será possível fazer gerenciamento das mídias presentes no seu site, poderá adicionar, editar, excluir as mídias que desejar. É possível fazer algumas alterações para facilitar a busca por mídias neste espaço.
Para saber mais acesse: Como gerenciar biblioteca de mídia
Páginas
Páginas podem ser entendidas como uma área do seu site em que se deseja exibir algum conteúdo. Este pode ser de qualquer tipo, entretanto as páginas mais comuns são “Página Inicial”, “Sobre” e “Contato”.
Apesar de similares aos posts, as páginas normalmente não apresentam interações de usuário como comentários, pois seu propósito principal é apenas exibir um conteúdo. Também não permitem a atribuição de categorias nem tags.
Para saber mais acesse: Como gerenciar Páginas
Comentários
Esta opção dá acesso aos comentários feitos no site de maneira geral. Ficam listados da seguinte maneira: “Autor” do comentário, o conteúdo do “Comentário” em si, “In response to / Em resposta” ao post, página ou mídia referente ao comentário e “Submitted on” que é a data em que foi feito o comentário.
Para mais informações acesse: Gerenciamento de comentários.
Contato
Neste tópico você poderá criar uma página estática que contenham informações sobre como entrar em contato com quem gerência o site.
Acesse nossa página de contato para ver um exemplo: Contato
Aparência
Neste tópico são oferecidas várias opções de personalização que permitem que você deixe seu site do jeito que você quiser. É possível alterar o tema, que muda todo layout do site, fazer alterações em menus, adicionar Widgets entre várias outras modificações.
Para saber melhor sobre, você pode acessar nosso post sobre o que cada funcionalidade lhe permite fazer para então tomar as decisões de qual a melhor maneira de deixar seu site a sua cara.
Para mais informações acesse: Temas
Veja também:
Temas
Personalizar
Widgets
Cabeçalho
Fundo
Menus
Ainda na parte de personalização, nós tempos a opção de menus. Eles nos auxiliam na navegação pelo nosso Website, bem como disponibilizar um caminho rápido a determinados conteúdos.
Podem ser adicionados vários menus. Estes podem ser :
- Principal – um menu que te da acesso aos principais conteúdos presentes no seu site.
- Secundário – um menu auxiliar, geralmente usado no topo ao lado da logo marca.
- Lateral – Utilizado nas barras lateráis.
Existem outros tipos mas estes são os principais.
Para saber mais acesse Como Gerenciar Menus.
Plugins
De maneira resumida, um plugin é uma extensão que irá otimizar alguma funcionalidade do seu site ou adicionar novas. A grande facilidade aqui é que você pode apenas “plugar” facilmente essas funcionalidades e quando não houver mais necessidade poderá “desplugar” esses códigos adicionais ao código principal do site.
Suas funcionalidades são das mais diversas e sempre é necessário fazer uma análise de qual melhor plugin para o nincho do seu site. Abaixo disponibilizaremos um post mais detalhado sobre o que levar em consideração na hora de escolher um plugin, quais cuidados necessários e alguns plugins famosos e suas funcionalidades:
[Disponível em breve]
O conteúdo deste tópico foi tomado por base a seguinte matéria O Que é Plugin? Guia Completo para Iniciantes do WordPress, lá você poderá ler a matéria na íntegra de maneira mais detalhada do autor original.
Adicionar um plugin externo:
Para informações de como adicionar um plugin para caso seja do interesse do mantedor do site adicionar algum plugin que não esta nos dispostos de maneira padrão no sites, clique no link para acessar o tutorial completo: [tutorial completo].
Usuários
Nesta seção faremos configurações a cerca dos usuários do site. Aqui podemos adicionar novos usuários, atribuir suas funções, bem como ver a lista de usuário já existente e editar conforme o necessário.
Para saber mais acesse: Como gerenciar Usuários
Ferramentas
Esta seção do menu refere-se a algumas funcionalidades do seu site que ficaram disponíveis para serem configuradas. Aqui é possível exportar dados do seu para outros sites, bem como fazer o caminho inverso através de importação.
É neste ambiente também que você poderá excluir seu site caso a finalidade do mesmo já tenha sido atingida e não ser´a mais continuada ou mantida por outra pessoa. Bem como mapear domínios para o seu site.
Configurações
As configurações do WordPress servem para você ajustar várias coisas relacionadas ao seu site.
Para acessar basta ir em Configurações no Painel Administrativo.
Resumo das Configurações
Geral: configurações gerais, tais como título do site, descrição, etc.
Escrita: formatação, categoria padrão de posts, formato padrão de posts.
Leitura: o que aparecerá na página home do site, quantidade de posts que aparecem de uma vez, decidir mostrar todo o post ou só uma parte dele na exibição dos posts disponíveis.
Discussão: configurações padrões dos posts, configurar comentários, evento para enviar e-mail, moderar comentários, etc.
Mídia: tamanhos padrão das imagens inseridas no site.
Links permanentes: escolher o formato dos links do site.
Privacy: escolher uma página de política de privacidade.
Para saber mais detalhes sobre as configurações acesse: Configure seu site