Justificativa, uso e atualização

Cabe ao solicitante, ao abrir a solicitação:

• Justificar a utilidade e a relevância do plugin, sendo desejável a apresentação de breve comparativo entre plugins concorrentes, com mesma proposta e/ou funcionalidades, esclarecendo os motivos que motivaram a escolha.
  • Verificar se as funções desejadas não estão presentes na plataforma de forma direta ou via solução alternativa que dispensa a instalação do plugin.
  • Certificar-se de que o plugin está disponível no repositório oficial do WordPress (wordpress.org/plugins), e que cumpre os seguintes requisitos:
  1. Ser largamente utilizado pela comunidade WordPress, com grande número de downloads e usuários;
  2. Ter atualização periódica constante e recente por seus desenvolvedores;
  3. Ter avaliação mínima de 4 estrelas.
  • Certificar-se de que o plugin, suas funcionalidades e características estão de acordo com a legislação e políticas institucionais vigentes, sob risco de remoção, sem prévio aviso.

Análise de segurança e compatibilidade

• Cabe à DTI:
  • Vasculhar o histórico de vulnerabilidades do plugin, as correções implementadas e, ainda, a existência de brechas de segurança expostas e latentes.
  • Investigar, por via automatizada ou manualmente, os arquivos e códigos do plugin, no intuito de certificar sua segurança.
  • Verificar a compatibilidade do plugin com a versão do WordPress em produção e demais plugins, temas e outros componentes.
  • Averiguar se as informações fornecidas pelo solicitante estão de acordo com os requisitos apresentados neste texto.

Considerações Finais

Salvo os casos que envolvem exigências legais a serem satisfeitas pela adoção do plugin, é essencial que as funcionalidades providas beneficiem também outros usuários da plataforma e/ou que já tenham sido solicitadas anteriormente por outros membros da comunidade. Assim, todos os pedidos são registrados e deverão ser priorizados de acordo com o histórico de solicitações e a disponibilidade da equipe da DTI. Devido ao procedimento citado no item 2.2., quão mais extenso e complexo for o plugin, mais tempo será necessário para avaliá-lo.

Para realizar o procedimento de solicitação acesse o link abaixo:

[Formulário para solicitação de plugin externo]