Fortaleza registrou chuva de mais de 90 mm. Foto: Natinho Rodrigues.

Todo o território cearense está em aviso para chuvas intensas, conforme alerta do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) válido até esta terça-feira (20). Com isso, os 184 municípios cearenses podem ter chuva entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos que podem chegar a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Orientações:

• Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda);
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Conforme a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), choveu em mais de 170 cidades entre domingo (18) e esta segunda-feira (19). Os destaques são Ararendá (132 mm), Milagres (116.3 mm), Cedro (115 mm), Jardim (110.6 mm) e Ararendá (97 mm).

A capital cearense registrou uma precipitação de 90.5 mm no intervalo. Nesta segunda (19), o Corpo de Bombeiros identificou a queda de duas edificações residenciais no bairro Cais do Porto. Dois homens, duas mulheres e um gato ficaram soterrados em meio aos escombros. O Corpo de Bombeiros resgatou todas as vítimas com vida, mas um dos homens ficou em estado mais crítico e necessitou de avaliação médica mais complexa. Os bombeiros alertaram moradores do entorno sobre o risco de novos desabamentos e resgataram um casal, por meio de uma escada, que teve o acesso de sua casa destruído por conta do desabamento. Todas as vítimas foram levadas conscientes para o Hospital Instituto Doutor José Frota, em Fortaleza.

Além de Fortaleza, registraram boas precipitações os municípios de Missão Velha (87 mm) e Brejo Santo (85 mm), ambas no Cariri cearense.

PREVISÃO

Conforme a Funceme, até quarta-feira (21), pelo menos, são esperadas chuvas em todas as macrorregiões do Estado, sendo de moderada a forte na Ibiapaba, Cariri e oeste e sul do Sertão Central e Inhamuns no período da tarde, noite e madrugada de terça-feira (20). Ainda na próxima madrugada, há previsão de chuvas variando de fraca a forte nas macrorregiões do Litoral de Fortaleza, Litoral do Pecém, Maciço de Baturité e norte da Jaguaribana.

O motivo das chuvas, de acordo com a Fundação Cearense, é a formação de áreas de instabilidades em razão da proximidade da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de chuvas durante o período da quadra chuvosa (fevereiro a maio), bem como efeitos locais, como atuação do sistema de brisa, interação dos ventos com o relevo, calor e umidade.

Em relação às temperaturas, os maiores valores devem ser registrados na macrorregião no Sertão Central e Inhamuns e Jaguaribana, em torno de 36°C. Já as menores temperaturas devem ser registradas no Cariri e na Ibiapaba, em torno de 23°C. Em Fortaleza e Região Metropolitana de Fortaleza (RMF), as temperaturas máximas previstas são de até 32ºC e mínimas de 24°C.

Fonte da matéria: Clique aqui