O Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) lança, nesta terça-feira, a primeira agência de notícias da região do Cariri cearense. O lançamento da Agência Cariri será online, a partir das 19h, com transmissão ao vivo pelo Instagram (link para a página da agência). O evento contará com a participação da jornalista Monike Feitosa, diretora da  Commonike – Assessoria  & Marketing Digital, empresa especializada na produção e geração de conteúdo jornalístico para instituições públicas, privadas e do terceiro setor. Durante a Live aberta ao público, a jornalista vai falar sobre o mercado de assessoria de comunicação no interior do Ceará.

Criada com o intuito de ser uma fonte de informação tanto para a imprensa quanto para a população de modo geral, a Agência Cariri é a primeira experiência de agência de notícias do Estado do Ceará especializada na cobertura e divulgação de fatos ligados à área do Jornalismo. Semanalmente, a equipe de redatores da agência trará informações sobre cursos, concursos, prêmios, legislação, eventos e outros temas relacionados ao campo jornalístico. Mas as pautas não se restringem ao universo profissional e acadêmico dos jornalistas. A linha editorial abrange a cobertura de qualquer fato de interesse público relacionado aos municípios da região do Cariri.

A Agência Cariri é resultado de disciplina laboratorial do curso de Jornalismo da UFCA. O idealizador do projeto, professor Edwin Carvalho, explica que a experiência tem possibilitado aos estudantes a oportunidade de realizar práticas jornalísticas mesmo durante a pandemia. Inicialmente, a equipe da agência, formada por estudantes do Laboratório de Assessoria de Imprensa, trabalha em formato remoto, respeitando as medidas sanitárias de proteção contra o coronavírus. As atividades presenciais da Agência de Notícias serão expandidas à medida que as aulas retornarem ao ambiente físico da universidade. Futuramente a agência fará uma cobertura presencial nos municípios do Cariri.

Todo o conteúdo da Agência Cariri é original, produzido pela equipe de redatores e distribuído gratuitamente para a imprensa e o público interessado. Para receber a Newsletter (comunicação de eventos e notícias) por e-mail, não precisa ser jornalista nem estar vinculado a nenhum órgão de imprensa. Os dados coletados e os boletins de notícias produzidos pela Agência Cariri podem ser acessados gratuitamente por veículos de comunicação e por todos os interessados. Basta preencher o formulário (link aqui) solicitando o recebimento do boletim informativo sem nenhum custo.

Para os radialistas, além do conteúdo online (textos e fotos), a agência também irá disponibilizar áudios dos entrevistados, que serão encaminhados por listas de transmissão pelo WhatsApp. Nos casos das emissoras de rádio, os jornalistas devem se cadastrar por e-mail (agenciacariri.iisca@ufca.edu.br), onde devem informar nome completo, nome do veículo, e-mail para contato e número de telefone para ser incluído na lista de transmissão do WhatsApp.

Uma agência de notícias é uma empresa jornalística responsável por captar notícias e dados, e distribuí-los para os veículos de comunicação. Os veículos, por sua vez, levam a notícia para o público, através de jornais impressos ou televisivos, revistas, plataformas digitais ou emissoras de rádio. Os boletins de notícias produzidos e os dados coletados pela Agência Cariri serão disponibilizados gratuitamente para veículos de comunicação e para a população. Os redatores da agência são totalmente voluntários. O conteúdo dos boletins informativos ficarão disponíveis no site oficial e no perfil da agência nas principais redes sociais, Facebook, Instagram e Twitter.

Sobre a criação da Agência Cariri o professor e vice-coordenador do curso de Jornalismo, Ivan Satuf, considera que ‘’apesar de sua relevância para o Ceará e o Nordeste, o Cariri ainda é marcado por diversas assimetrias, entre as quais está a assimetria informacional. Temos muitos veículos e informação concentrada em poucas localidades, além de haver um controle significativo dos meios de comunicação nas mãos de poucos grupos econômicos e políticos. Espero que a Agência Cariri venha ajudar a reduzir essa assimetria ao promover uma comunicação mais horizontal, diversa e atenta aos interesses reais da população local”.

Texto: Lara Nogueira / Agência Cariri