Estão abertas até o dia 17 deste mês, as inscrições para a oitava Semana de Jornalismo do Cariri. O evento, promovido pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), será realizado de 21 a 25 de outubro, no Campus Juazeiro do Norte. A programação, totalmente gratuita e aberta ao público, inclui palestras, rodas de conversa, oficinas e minicursos.

Com o tema “De Pauta em Pauta: a reinvenção crítica do jornalismo”, o evento vai tratar sobre questões que interessam não apenas aos jornalistas, como a violência contra as mulheres do Cariri, a produção cultural como atividade profissional e experiências de jornalismo ambiental e esportivo.

Nesta edição, a palestra de abertura ficará a cargo dos jornalistas Miguel Buarque, fundador do Marco Zero, organização da sociedade civil que produz jornalismo investigativo e independente, e Nayara Felizardo, repórter do Intercept Brasil e co-fundadora da Rede Cajueira, que busca fortalecer o jornalismo independente na região Nordeste. A palestra terá como tema “Jornalismo, um serviço público ou a quem interessa o jornalismo?” e irá ocorrer dia 21 de outubro, às 19h, no auditório Beata Maria de Araújo.

Ao longo da semana, o público também terá a oportunidade de interagir com profissionais da região e outros jornalistas reconhecidos nacionalmente, como Maristela Crispim, idealizadora da Eco Nordeste, agência de conteúdo com foco em desenvolvimento sustentável, e Raquel Kariri, colunista do Portal Afoitas.

Outro destaque da programação são os minicursos e oficinas, que incluem temas diversos, como expressão corporal, elaboração de portfólios, produção de pautas para a TV, jornalismo freelancer e criação de roteiros para podcasts. Todos com inscrições abertas até o preenchimento das vagas.

Inscrições: https://www.even3.com.br/viii-semana-de-jornalismo-do-cariri/

Paulo Brito / Edwin Carvalho – Agência Cariri

Confira a programação completa abaixo:

Segunda – 21 de outubro

  • 19h – Cerimônia de Abertura: Jornalismo, um serviço público

Palestrantes: Sérgio Miguel Buarque (Marco Zero) e Nayara Felizardo (Cajueira) 

Descrição: As experiências do cotidiano do jornalismo independente, cujo principal objetivo é compartilhar informações relevantes para o debate público.

Local:  Auditório Maria Beata de Araújo

Terça-feira – 22 de outubro

  • 14h30 às 16h30 – Oficina: Cobertura Jornalística do Bioma Caatinga (1 dia)

Ministrante: Maristela Crispim

Descrição: Caracterização da região, sub-regiões, clima e bioma. Abordagem sobre degradação e processo de desertificação. Apresentação de ações de resiliência e de reportagens de fôlego na perspectiva de quebra de estereótipos e ações para o desenvolvimento sustentável.

Local: E02; Vagas: 20

  • 14h30 às 17h30 – Minicurso: “Eu sou o albatroz” – Perspectivas e diálogos sobre as composições de Taylor Swift (1 dia)

Ministrante: Évila Marinho

Descrição: Um minicurso sobre Interpretação de Texto. Para isso, partir de canções pop para trabalhar temáticas e o diálogo com obras literárias e audiovisuais.

Local: C01; Vagas: 12

  • 14h30 às 16h30 – Roda de Conversa: O Reino da Glória: o documentário jornalístico e as possibilidades de narrativas na graduação (1 dia)

Ministrantes: Cibele Moraes, Amanda Braga, Gabriel Silva e Victor Hugo Cunha

Descrição: Exibição do documentário O Reino da Glória, seguida de uma roda de conversa com debates sobre o filme e as possibilidades de sua produção dentro do curso de jornalismo.

Local: Laboratório de Rádio; Vagas: 20

  • 15h às 17h – Oficina: Como cobrir o judiciário? (3 dias)

Ministrantes: Nayara Felizardo

Descrição: Mostrar como se estrutura o Poder Judiciário. Traduzir termos e conceitos do juridiquês. Ensinar como acessar a íntegra de processos judiciais. Apresentar evidências que ajudem a identificar favorecimentos em decisões judiciais.

Local: G11; Vagas: 20

  • 14h30 às 17h30 –  Oficina: Expressão corporal (2 dias)

Ministrante: Paulo Anaximandro

Descrição: “Sabemos quem somos, não o que podemos ser.” (Hamlet, Ato Quarto, Cena V). Por meio de exercícios corporais, vocais e de jogo, buscamos instigar os atores e não-atores participantes a perceber uma outra vida, aquela em cena, a que nos transportamos quando fazemos Teatro.

Local: miniauditório Bloco E; Vagas: 30

  • 19h – Palestra – Um planeta em chamas: a emergência do jornalismo ambiental

Palestrantes: Maristela Crispim (Agência Eco Nordeste) e Raquel Kariri (UFC)

Descrição: As mudanças climáticas anunciam um planeta em destruição. O Brasil vivencia intensas queimadas, ao mesmo tempo em que desenvolve inúmeras experiências de resistência a estes ataques. Como o jornalismo pode contribuir para termos esperança de um planeta sustentável?

Local: Auditório Maria Beata de Araújo

Quarta-feira – 23/10

  • 14h às 16h30 – Oficina: Jornalismo Expandido: escritas performativas (2 dias)

Ministrante: Joubert de A. Arrais

Descrição: Apresentar o jornalismo como campo expandido, buscando perceber a experiência jornalística como prática corporal e experimentação estética com práticas de leitura e escrita guiadas/mobilizadas por um viés performativo-comunicacional

Local: Laboratório de Tele; Vagas: 20

  • 14h às 17h Oficina: Como pautar violência contra as mulheres no Cariri (2 dias)

Ministrante: Laura Brasil

Descrição: A partir das vivências da revista BÁRBARAS, traçar estratégias de como cobrir pautas como violência contra as mulheres, descriminalização do aborto, denúncias de estupro.

Local: Lab. de Rádio; Vagas: 20 

  • 14h30 às 17h30 – Oficina: Produção de Pautas para TV (1 dia)

Ministrantes: Abilio Fortunato e Tharla Santos

Descrição: Qual o trabalho de um produtor? Quais práticas ele desenvolve no contexto de um telejornal? Como construir uma pauta? Essas perguntas serão respondidas a partir da experiência dos produtores do programa Vozes do Cariri.

Local: E02; Vagas: 15

  • 14h às 17h – Oficina: Como construir um portfólio? (1 dia)

Ministrante: Nila Bandeira

Descrição: Capacitação dos participantes para criar um portfólio profissional que reflita suas habilidades, experiência e identidade visual como jornalistas, utilizando técnicas de design e ferramentas digitais. 

Local: C21; Vagas: 15

  • 15h às 17h Oficina: Como cobrir o judiciário? (3 dias)

Ministrante: Nayara Felizardo

Segundo dia da oficina

Local: G11; Vagas: 20

  • 14h30 às 17h30 – Oficina: Expressão corporal (2 dias)

Ministrantes: Paulo Anaximandro

Segundo dia e último dia da oficina

Local: miniauditório Bloco E; Vagas: 30

  • 18h às 21h – Minicurso: A nova ancoragem da tradição – tradição e mídia. (1 dia)

Ministrantes: Danilo Fernandes e José Wendell

Descrição: Este curso tem como base o livro “A mídia e a modernidade, uma teoria social da mídia”, de John B. Thompson. Com exposição de conteúdo e debate traz o seguinte questionamento: “Tradição destruída? Tradição deslocada?”.

Local: K101; Vagas: 16

  • 19h às 21h – Minicurso: Divulgação do Jornalismo – Estratégias de divulgação para produtos jornalísticos. (1 dia)

Ministrantes: Elane Abreu e Juliana Lotif

Descrição: O entrelaçamento dos saberes e fazeres do jornalismo, do marketing, da publicidade e do design com conceitos e exemplos de como os produtos jornalísticos podem se promover para alcançar o público leitor diante do atual ecossistema midiático.

Local: C21; Vagas: 20

  • 19h às 21h – Roda de Conversa: Experiências no Jornalismo Esportivo. (1 dia)

Ministrantes: Raiana Lucas e Toni Sousa

Descrição: A partir de experiências profissionais, a conversa gira em torno da realidade do jornalismo esportivo na região do Cariri e como ele é impactado pela sua falta de estrutura. Um diálogo com estudantes que pretendem seguir na área.

Local: E19; Vagas: 20

  • 19h às 21h – Oficina: Primeiros Passos na Fotografia e Vídeo Jornalístico – Contando Histórias Visuais (1 dia)

Ministrantes: Marcos Matheus e Laisa de Melo

Descrição: Conceitos básicos: composição, luz, enquadramento e foco. Diferenças entre fotografia jornalística e outros estilos. Fotografia com Dispositivos Móveis. Dicas para capturar imagens de alta qualidade em situações cotidianas.

Local: Lab. de foto; Vagas: 20

  • 19h às 21h – Oficina: Como fazer um roteiro de podcast com Depois dos Créditos (1 dia)

Ministrantes: Nathalie Fernandes

Descrição: Como produzir um roteiro de podcast com exemplos de roteiros escritos para os episódios do Depois dos Créditos. Ao final, os inscritos terão uma atividade prática para criar o seu próprio roteiro.

Local: G11; Vagas: 20

  • 19h às 21h – Minicurso: Jornalismo ambiental (1 dia)

Ministrantes: Yanne Vieira

Descrição: Conceitos do jornalismo ambiental. Capitalismo, emergência climática e recortes regionais. Observatório de mídias: análise de coberturas e reportagens ambientais. Construção de pauta: ferramentas e métodos. Produção de jornalismo independente.

Local: K105; Vagas: 20 

  • 19h às 21h – Roda de Conversa: Vida de Jornalista Freelancer (1 dia)

Ministrantes: Bibiana Belisário, Pâmela Queiroz, Lara Rosado

Como encontrar editais? Como vender pautas? Como relacionar com fontes e clientes? Qual a diferença entre pessoa física e pessoa jurídica? Quais as relações entre jornalismo, marketing e assessoria na vida de um comunicador freelancer?

Local: E03; Vagas: 20

Quinta-feira – 24/10/24

  • 14h às 17h – Oficina: A crônica e a cidade: produção de crônica urbana a partir da percepção sensível. (1 dia)

Ministrantes: Gilles Diniz

Descrição: Apresentação teórica de elementos e condições de existência da crônica com exemplos e leituras de diversas crônicas. Além disso, exercícios práticos de escrita de crônicas e debate sobre as produções feitas na oficina.

Local: E02; Vagas: 15

  • 14h às 17h, Roda de Conversa: Por que falar de moda e como funciona a comunicação no Cariri. (1 dia)

Ministrantes: Carlos Gabriel e Jefferson Grossi

Descrição: Um debate sobre quem produz e comunica moda no Cariri. Designers e estilistas têm toda a demanda criativa, produtiva e de divulgação do trabalho. Qual o lugar do jornalismo de moda? Quem pode fazer e o que pode ser falado?

Local: E20; Vagas: 15

  • 14h às 17h – Roda de Conversa: Produção cultural como caminho profissional (1 dia)

Ministrante: Cauê Henrique

Descrição: O trabalho invisível da produção faz com que muitos jornalistas não vejam a produção como uma atividade intelectual. Uma discussão sobre as especificidades da produção e como envolve um pensamento complexo em torno de suas práticas.

Local: M04s; Vagas: 20

  • 15h às 17h Oficina: Como cobrir o judiciário? (3 dias)

Ministrantes: Nayara Felizardo

Terceiro e último dia da oficina

Local: G11; Vagas: 20

  • 14h às 16h30 – Oficina: Jornalismo Expandido: escritas performativas (2 dias)

Ministrantes: Joubert de A. Arrais

Segundo e último dia da oficina

Local: Laboratório de Tele; Vagas: 20

  • 14h às 17h – Oficina: Como pautar violência contra as mulheres no Cariri (2 dias)

Ministrantes: Laura Brasil

Segundo e último dia da oficina

Local: Lab. de Rádio; Vagas: 20 

  • 19h –  Memória do Curso de Jornalismo

Palestrantes: Breno Arleth; Bruno Nascimento, Bianca Sobral Fernandes, Bruna Santos, Jayne Machado, Petrick Lacerda

Descrição: Uma noite composta com egressos do curso contando da experiência do seu TCC prático e das suas experiências profissionais hoje. 

Local:  Auditório Maria Beata de Araújo

Sexta-feira – 25/10/24

  • 19 h – Festa de Encerramento – Noite do Karaokê

Local: ADUFC