A V Semana de Jornalismo do Cariri abriu inscrições no dia 21 de setembro e encerrou no dia 26. Gratuito e aberto ao público, o evento organizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), aconteceu de modo online entre os dias 27 de setembro e 1° de outubro, com transmissão ao vivo pelo Youtube. Com o tema “Jornalismo em confronto: atuação profissional na pandemia de Covid-19 no Brasil”, a semana contou com cinco oficinas, mesas redondas e palestras. Entre os nomes confirmados para o evento estiveram a presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Maria José Braga, os jornalistas Maycom Mota e Guilherme Belarmino, do Profissão Repórter (Rede Globo), e Ivana Negrão (ESPN).  As inscrições foram feitas através do link.

Para se inscrever na Semana de Jornalismo não era necessário ser aluno da UFCA. O evento é aberto para estudantes, jornalistas profissionais, pesquisadores e interessados na área, de qualquer lugar do Brasil. Na abertura da Semana, dia 27, a equipe do Profissão Repórter falou sobre os desafios de produzir um programa semanal de reportagens durante a pandemia.  Em cada dia do evento foi abordada uma temática específica: “Jornalismo em confronto: Fake News, censura e desinformação”, “Jornalismo brasileiro: o que  mudou com a pandemia”, “Impactos da Covid-19 no jornalismo cearense”, “Midiativismo em tempos de pandemia’ e “A pandemia e a saúde mental dos jornalistas”. 

A V Semana de Jornalismo do Cariri contou, nas mesas e palestras, com a presença de jornalistas de veículos como Rede Globo, UOL, ESPN, The Intercept, Mídia Ninja, Rádio O Povo CBN, Jornal do Cariri e Brasil de Fato, além de pesquisadores como a professora da Universidade Federal do Ceará (UFC) Naiana Rodrigues, pesquisadora do Centro de Pesquisa em Comunicação e Trabalho (CPCT-ECA-USP). 

O evento emitiu certificado de participação com carga horária 15h para os participantes. O acompanhamento das atividades e programação foram divulgados no site e na página do Instagram da Agência Cariri de Notícias. Acesse a programação completa aqui