O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é Even3.5361c7f03d514971b4d3-1024x422.png

Vivemos em tempos tenebrosos onde o discurso político deu lugar (ou mesmo, foi substituído) pelo discurso de vertente messiânica através da internet. Essa mudança tem afetado a relação entre Jornalismo e Comunicação, considerando que a maioria da população se informa majoritariamente pelas redes sociais. Nesse fluxo de dados, do que podemos falar sobre os fatos? 

A indistinção entre online e offline, vem produzindo novos hábitos, como o de consagrar uma comunicação sem fatos (fake news, pós-verdade), que desconsidera, em boa parte, os fundamentos do fazer-pensar do jornalismo. 

Nesse sentido, a IV Semana de Jornalismo UFCA abordou este debate como uma proposição-pergunta: ‘Jornalismo de Dados: Comunicação sem Fatos?’, com programação realizada entre os dias 27 e 31 de maio de 2019. Assim como em todas as outras edições, a inscrição foi gratuita. O evento contou com rodas de conversas, oficinas, mostra audiovisual, debates sobre TCCs, Cine clube UFCA, palestras, lançamento das produções impressas do curso de Jornalismo da UFCA e sarau literário.

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é WhatsApp-Image-2021-08-05-at-19.18.05.jpegFoto: Divulgação

Programação

27/05

Abertura- ‘Jornalismo de Dados: Comunicação Sem Fatos?’

Palestrantes: Marcelo Träsel (Professor de ciberjornalismo na graduação em Jornalismo da Fabico e na linha de pesquisa Jornalismo e Processos Editoriais do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UFRGS) e da Thays Lavor (Jornalista formada pela Universidade de Fortaleza (Unifor), é mestranda em comunicação na Universidade Federal do Ceará (UFC), trabalha com jornalismo investigativo e de dados). Além do Mediador, o Professor Ivan Satuf do Curso de Jornalismo da UFCA.

28/05

Minicurso- Relatos de Experiência de Pesquisa: estranhando as metodologias.

Ministrantes: Alexandre Nunes (Possui doutorado em Cultura e Sociedade (UFBA, 2019) e mestrado em Políticas Públicas (UECE, 2008) na área de Comunicação e Cultura. Atualmente é docente do setor de estudos de comunicação e cultura no curso de Jornalismo da UFCA) e Thiago Coutinho (É doutor em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (Unirio). Mestre em Sociologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Possui graduação em Comunicação Social pela Universidade de Fortaleza (Unifor). É professor assistente do setor de estudo Teorias da Comunicação do Curso de Jornalismo da UFCA)

Oficinas- Colagem como perspectiva de comunicação visual; Fotografia de bolso e Fotojornalismo; Stop Motion (animação); Tratamento e Visualização de Dados e Flourish

Cineclube UFCA- Sessão Especial O Quinto Poder

29/05

Roda de Conversa- Qualidade da Formação do Comunicador – Palestrante: Thiago Coutinho

Mostra Audiovisual e Debate sobre os TCCs do curso de Jornalismo da UFCA- Palestrante: Joubert Arrais (Professor Adjunto da Universidade Federal do Cariri – UFCA (Campus Juazeiro do Norte), pelo Instituto Interdisciplinar de Sociedade, Cultura e Arte – IISCA, vinculado ao curso de bacharelado em Jornalismo, setor de estudos Estudos Comunicacionais em Cultura e Arte).

30/05

Roda de Conversa – Apresentação dos Grupos de Pesquisa, Extensão e Cultura do curso de Jornalismo- Palestrante: Márcia Ximeneses (Mestre em Comunicação na linha de Mídia e Práticas Socioculturais pela Universidade Federal do Ceará – UFC (2014), especialista em Audiovisual em Meios Eletrônicos – UFC (2009) e graduada em Comunicação Social – Jornalismo – UFC (2005).

Palestra – A reportagem salva: o manejo de dados como fundamento do jornalismo- Palestrantes: Joubert Arrais e Flávia Marreiro (Editora do jornal EL PAÍS no Brasil. Na publicação há 4 anos, aprendeu amar a edição tanto quanto amava ir para rua e viajar pela América Latina).

31/05

Roda de conversa – Conversa de Assessoria – Reportagem e especialização: diferenciais em Assessoria de Comunicação- Palestrantes: Marcelo Oliveira (Assessor de Comunicação do Ministério Público Federal em São Paulo) e Márcia Ximenes.

Roda de conversa – Conversa de Redação – A reportagem, a edição e o bom jornalismo- Palestrante: Flávia Marreiro.

Lançamento das produções impressas do curso de Jornalismo

Encerramento – Sarau literário

O atributo alt desta imagem está vazio. O nome do arquivo é iv-semana.jpegFoto: Divulgação.