Crédito: Divulgação

A primeira edição da Semana de Jornalismo do Cariri, organizada pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), ocorreu entre os dias 11 e 15 de janeiro de 2016. O evento teve como tema “O fazer Jornalístico – Novos Horizontes da Comunicação”, reunindo profissionais da imprensa tanto da região do Cariri quanto de outros municípios do Ceará. A palestra de abertura do evento ficou a cargo do jornalista Francisco José, da Rede Globo, que falou sobre sua experiência com a produção de reportagens especiais para o Globo Repórter. As mesas e palestras do evento foram realizadas no auditório do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia – IFCE, campus Juazeiro do Norte.

O evento, que foi aberto para a toda a comunidade caririense, reuniu simultaneamente sete oficinas englobando áreas da prática jornalística: diagramação, produção audiovisual, criação de blogs, assessoria de comunicação, ética da comunicação, oratória e oficina de texto. Com o objetivo de aproximar o curso da população, a única exigência feita para a inscrição foi a doação de um alimento não perecível, destinado ao Abrigo Nossa Senhora das Dores, que acolhe idosos em Juazeiro do Norte. 

A Semana de Jornalismo do Cariri contou com o apoio da Pró-Reitoria de Extensão da UFCA, SENAC, Gráfica Sobreira, Cariri Revista, Cariri Garden Shopping, Colégio Paraíso, Indaiá e Imobiliária Fernandes. 
Foto: Divulgação.

Confira a programação:

Segunda-feira, dia 11 de janeiro

19h – Palestra Grandes reportagens e transformações do Jornalismo (Palestrante:

Francisco José)

Terça-feira, dia 12 de janeiro

Mesa – Mídias e Direitos Humanos: o exercer dos direitos humanos nas notícias

Debatedores: Professor João Adolfo Bandeira (UFCA), Jornalista Ângela Marinho (Comissão Nacional de Ética da FENAJ) e Célia Rodrigues – Rede Mídia e Mulher

Mesa – Radiojornalismo: o que foi perdido e o que se tem de novo

Debatedores: Jornalista Antônio Vicelmo (Rádio Educadora), Jornalista João Hilário (Rádio FM Padre Cícero), e Jornalista Tadeu Gomes (Jangadeiro FM)

Quarta-feira, dia 13 de janeiro

Mesa – Jornalismo na internet: produção de conteúdo

Debatedores: Blog O Berro – Hudson Jorge, Jornalista Milene Madeiro (UFCA), Normando Sóracles (Site Miséria) e Alana Maria Soares (Cariri Revista)

Quinta-feira, dia 14 de janeiro

Mesa – Práticas jornalísticas: reflexões sobre o mercado do Cariri

Debatedores: Jornalista Monike Feitosa (TV Verdes Mares Cariri), Jornalista Paulo Henrique Rodrigues (TV Verdes Mares Cariri), Jornalista Elizangela Santos (Diário do Nordeste ), Renato Oliveira (Cariri Revista) e Franzé Sousa (TV Verdes Mares Cariri)

Crédito: Divulgação.