O uso das mídias digitais como ferramentas de trabalho está ajudando a aquecer o mercado de assessoria de comunicação. Levantamento divulgado pela Associação Brasileira de Comunicação Empresarial (ABERJE) e pela Associação Brasileira das Agências de Comunicação (ABRACOM) aponta que a gestão das mídias digitais e sociais já é o principal serviço prestado por agências de comunicação em todo o país, com 85% das demandas. Em seguida vem a assessoria de imprensa, com 77%. Na região do Cariri, o crescimento do interesse de empresas pela divulgação de seus produtos e serviços pelas redes sociais têm feito com que muitos jornalistas tenham trocado o trabalho em veículos de imprensa pela área de assessoria.

Após anos atuando na imprensa do Cariri, a jornalista Monike Feitosa foi uma das profissionais da região a apostar no mercado de comunicação empresarial.  Em 2018 ela pediu demissão da emissora de televisão em que trabalhava e fundou a Commonike – Assessoria  & Marketing Digital, empresa especializada na produção e geração de conteúdo jornalístico para instituições públicas, privadas e do terceiro setor.

Segundo Monike, a procura por serviços de gestão da comunicação nas empresas da região do Cariri cresceu em torno de 30% durante a pandemia. “Se por um lado tivemos perdas no cenário jornalístico com fechamento de programas de rádio, de TV e de redações impressas de jornal, por outro mais empresas passaram a depender do trabalho de profissionais da comunicação, seja para pensar estratégias no marketing tradicional ou com planejamento, criação de linha editorial e produção de textos nas redes sociais”, explica a empresária.

Na Universidade Federal do Cariri (UFCA), única instituição pública da região com um curso de Jornalismo, grande parte dos jornalistas formados tem atuado em assessorias de comunicação. Para a jornalista Romênia Gomes, Analista de Mídias Digitais do Centro Universitário Vale do Salgado (UniVS), o crescimento do mercado de assessorias de comunicação no Cariri é “além de ser uma nova oportunidade de trabalho para jornalistas,  uma nova forma que os negócios possuem para serem mais transparentes com seus clientes. O jornalista na assessoria enaltece os pontos positivos que aquele negócio possui de todas as formas possíveis, mas jamais irá transmitir uma informação que não é verdadeira”, destaca a profissional.

Graduando em Jornalismo pela UFCA, Saulo Motta  encontrou na assessoria de comunicação a possibilidade de ampliar o horizonte de atuação profissional. Atualmente ele ocupa o cargo de Gerente de Mídias Digitais da Prefeitura de Juazeiro do Norte. “O maior desafio para mim foi ser inserido no campo criativo, no campo das ideias, pois ainda vejo no fazer jornalístico  uma prática um tanto quanto engessada, presa em alguns moldes. Enquanto na comunicação institucional  precisamos ser mais livres para pensar, propor e executar”.

Texto: Lara Alencar / Agência Cariri