A pandemia do novo coronavírus aumentou a sobrecarga de trabalho e o acúmulo de atividades para a maioria dos jornalistas. De acordo com levantamento realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisa em Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (CEPEJOR/CNPq/UFCA),  82,6% dos jornalistas que participaram do estudo relataram aumento  da  pressão  no  trabalho. Outro ponto importante é a elevação do estresse dos profissionais da região durante a pandemia, com grande parte das equipes atuando de modo remoto. 

A pesquisa, realizada pelo professor de jornalismo da Universidade Federal de Pelotas- UFPel, Paulo Cajazeira, e pelo jornalista pesquisador José Jullian, coletou dados a partir de aplicação de formulário online com participação de 23 jornalistas que atuam nas cidades de Crato, Juazeiro do Norte e Barbalha. Segundo o docente, a pesquisa se deu a partir da ausência de informações sobre a saúde dos profissionais da imprensa do Cariri que vêm realizando cobertura jornalística durante a pandemia. “A partir disso, pensamos em produzir um pequeno questionário direcionado aos colegas da região, além de pesquisarmos informações nos sites da Federação Internacional de Jornalistas, Federação Nacional de Jornalistas e no da Organização Mundial de Saúde (OMS).”

Ainda de acordo com a pesquisa, com o aumento da demanda de trabalho de modo remoto, os profissionais que estão atuando de maneira presencial enxergam a necessidade de disponibilização de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além do levantamento sobre a nova forma de atuação do trabalho e sobre os cuidados em tempos de pandemia, o estudo gerou o ‘Guia para Jornalista de Televisão na cobertura da COVID-19’, que tem como objetivo ajudar os jornalistas na sua rotina seguindo os protocolos de segurança da OMS. 

Os resultados do estudo foram publicados no artigo intitulado ‘A nova práxis do jornalismo local na cobertura da pandemia da Covid-19: uma análise da atuação dos jornalistas da Região Metropolitana do Cariri no Ceará’ foi publicado em dezembro de 2020 e pode ser acessado na Revista ‘Passagens’ do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal do Ceará (UFC). Atualmente, os pesquisadores estão atualizando os dados do estudo, avaliando o cenário com um ano de cobertura da pandemia, sempre com o enfoque na saúde dos profissionais de imprensa. O conteúdo completo da pesquisa pode ser acessado neste link: http://www.periodicos.ufc.br/passagens/article/view/60127

Texto: Lara Alencar | Agência Cariri