Três revistas serão lançadas na próxima semana pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA). O lançamento e a distribuição gratuita das revistas Caracteres, Corte Seco e Memórias Kariri ocorrerão no Auditório Beata Maria de Araújo (campus Juazeiro do Norte), quarta-feira (23), às 18h30, dentro da programação do evento que comemora os 15 anos do curso.

Produto do Laboratório de Jornalismo Impresso, a Caracteres vai lançar sua edição comemorativa de dez anos, com 72 páginas, dez matérias e uma homenagem ao jornalista e professor José Anderson Sandes, criador da revista, que faleceu em 2023. A diagramação foi pensada e feita pelos alunos, com auxílio do servidor técnico Paulo Anaximandro e orientação dos professores Luan Santana e Juliana Lotif.

Outra publicação que será lançada no evento é a sétima edição da revista Corte Seco. O projeto, vinculado à Pró-reitoria de Cultura (Procult) da UFCA, busca fomentar as produções audiovisuais em suas variadas formas: filmes, novelas, séries e propagandas. “Ao longo da construção da Corte Seco a gente sempre quis trazer textos dos mais diversos gêneros, ensaísticos, experimentais, e eu acho que essa sétima edição tem um pouco disso. A gente não queria só falar sobre filme, é uma revista audiovisual”, explica o idealizador do projeto e egresso do curso de Jornalismo, Paulo Rossi.

A Memórias Kariri também lançará sua nona edição no dia 23. A revista, publicada pela primeira vez em 2017 sob orientação do professor José Anderson Sandes, atualmente é coordenada pelos professores Tiago Coutinho e Liliane Nascimento. Com foco em retratar histórias de figuras marcantes do Cariri Cearense através de memórias coletivas, a publicação também procura fortalecer a identidade caririense dos leitores por meio de fotografias e uma escrita única.

Um dos destaques desta edição é uma reportagem que retrata a vida de Rosa Cariri de Lima, a primeira Pajé da aldeia de Poço Dantas, no Crato, escrita para a Memórias e publicada na seção Esquina da revista Piauí, escrita pela estudante de Jornalismo Gabriela Lopes.

Kalil Araújo / Especial para a Agência Cariri