A agência de notícias The Intercept Brasil (TIB) é uma das participantes confirmadas na V Semana de Jornalismo do Cariri, que este ano acontecerá de modo online entre os dias 27 de setembro e 1º de outubro. Abordando o tema “O papel da Mídia Alternativa na cobertura da pandemia no Brasil”, a repórter Nayara Felizardo representará a agência no evento gratuito organizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A palestra da jornalista acontecerá no dia 30 setembro, às 19h, com transmissão ao vivo pelo YouTube. 

Ganhadora do último Prêmio Anamatra de Direitos Humanos, em 2020, Nayara Felizardo tem atuado na cobertura de pautas investigativas do The Intercept Brasil nas regiões Norte e Nordeste. Durante o evento organizado pela UFCA, ela irá falar sobre a importância de veículos independentes, tanto de verbas de agentes públicos quanto privados, para o jornalismo investigativo. “Sem essas amarras (do governo e dos anunciantes), há mais espaço para um jornalismo investigativo de profundidade e combativo”, conclui.

O The Intercept Brasil é uma agência de notícias criada em 2014, com o objetivo de promover um jornalismo investigativo que visa questionar e expor casos de corrupção de grandes autoridades nacionais e internacionais. Inicialmente financiado pelo criador da Ebay, Pierre Omidyar, hoje a agência conta com uma rede de dez mil apoiadores, que contribuem regularmente com a sua estruturação. 

Desde de 2020, a agência vem fazendo um trabalho integrado entre as regiões do país na produção de artigos, matérias e reportagens para compôr a cobertura especial intitulada “A Crise do coronavírus”, disponível no site theintercept.com/especiais/a-crise-do-coronavirus/. 

A atuação da mídia alternativa e independente durante a pandemia é um dos temas que serão abordados durante a V Semana de Jornalismo do Cariri. A quinta edição do evento tem como mote “Jornalismo em confronto: atuação profissional na pandemia de Covid-19 no Brasil”. Semanalmente, a Agência Cariri trará informações sobre a Semana, cuja participação é aberta a pessoas de todo o Brasil, com emissão de certificado para os participantes. As inscrições para o evento terão início na primeira semana de setembro.

Texto: Bruna Santos / Agência Cariri