A inclusão da Universidade Federal do Cariri na Rede Nacional de Comunicação Pública, formalizada em acordos de cooperação assinados na última terça-feira (17) entre a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) e 32 universidades federais, autoriza a UFCA a dar início ao processo de implantação de um canal de tv universitária. O reitor da instituição, Silvério Freitas, afirma que, embora a universidade também tenha manifestado interesse na concessão de uma emissora de rádio, o acordo assinado esta semana não contempla o pedido. “Mas vamos trabalhar para que tanto a televisão quanto a rádio sejam criadas ainda durante a nossa gestão”.

Em entrevista à Agência Cariri, o reitor explicou que a assinatura do acordo de cooperação é o primeiro passo para que a UFCA tenha seus próprios canais de radiodifusão. O passo seguinte, segundo Freitas, é a obtenção de recursos financeiros para implantação da infraestrutura física, de equipamentos e contratação de equipe de técnicos e profissionais necessários para colocar a televisão no ar. Em paralelo, a instituição segue em diálogo com o governo federal para também viabilizar a concessão da emissora de rádio.

A Universidade Federal do Ceará já havia obtido aprovação para concessão de uma emissora de rádio universitária na região do Cariri, em processo que foi aberto quando os campi da UFCA ainda faziam parte da estrutura da UFC. Porém, a tramitação do processo ficou paralisada durante os anos do governo Bolsonaro.

O diretor de Comunicação da UFCA, Gabriel Souza, explica que atualmente a instituição vem atuando para que a rádio universitária esteja entre as novas concessões que a Rede Nacional de Comunicação Pública irá aprovar nos próximos anos. “Neste sentido, já apresentamos nosso interesse em também termos uma emissora de rádio educativa vinculada à EBC”, explica Gabriel.

Pelo acordo firmado com a EBC, as universidades se comprometem a retransmitir a programação da TV Brasil, Rádio Nacional ou Rádio MEC e também produzir conteúdos locais. Já a EBC dará suporte técnico e capacitação, além de auxiliar na tramitação dos processos de concessão de novas emissoras.

Edwin Carvalho / Agência Cariri