Estudantes e servidores da Universidade Federal do Cariri (UFCA) farão um ato público para exigir mais segurança no entorno do campus de Juazeiro do Norte. A manifestação, marcada para 16h desta quinta-feira (22), está sendo organizada pelo Sindicato dos Trabalhadores das Universidades Federais no Estado do Ceará (SINTUFCE) com adesão do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC) e Diretório Central dos Estudantes (DCE).

A mobilização ocorre poucos dias depois que o servidor técnico-administrativo da UFCA, Williame Brito, foi baleado ao sair da universidade. Na última sexta-feira (16), ele foi atingido nas costas durante uma tentativa de assalto na avenida Maria Leticia Leite Pereira, nas proximidades do condomínio Cidade dos Ipês. A região é conhecida pela falta de iluminação e pelos frequentes assaltos, especialmente durante a noite. Williame está hospitalizado e seu estado de saúde é considerado delicado.

Os organizadores do ato destacam que os próximos passos após a manifestação serão enviar ofícios ao Governo do Estado, à Polícia Militar e à Prefeitura de Juazeiro do Norte, para adotarem medidas urgentes. Gedeão Correa, Diretor de Campus do SINTUFCE, afirma que a Reitoria da UFCA já se comprometeu a reforçar a segurança nas áreas de estacionamento do Campus, medida que será adotada para garantir um pouco mais de segurança para a comunidade acadêmica.

Foto: Gabriel Silva

Em entrevista à Agência Cariri, o reitor da UFCA, Silvério Freitas, se solidarizou com os familiares do servidor baleado e informou que a Reitoria está sensível às reivindicações dos alunos e servidores. Segundo ele, a instituição vem buscando apoio da Prefeitura de Juazeiro do Norte e da Polícia Militar para melhorar a segurança nas imediações da universidade. “Solicitamos da prefeitura tanto iluminação pública quanto a instalação de uma rotatória no entorno do Campus, para evitar acidentes”, afirma Freitas. Ele salienta ainda que os investimentos pleiteados não atendem apenas a UFCA, uma vez que o bairro Cidade Universitária possui outras grandes instituições de ensino como a Unileão, a FMJ e o IFCE, fazendo com que milhares de pessoas transitem diariamente pela região.

O reitor informou ainda que a Reitoria terá uma reunião com a equipe de segurança e vigilância patrimonial da UFCA. O objetivo é aumentar as rondas na universidade e o monitoramento por câmeras no interior da instituição, uma vez que alguns servidores relataram presença de pessoas suspeitas no Campus Juazeiro do Norte. Ele também enfatizou que rotineiramente a UFCA oficializa pedidos à Polícia Militar para que intensifique as rondas no entorno do Campus, para aumentar a segurança de toda a comunidade acadêmica.

Edwin Carvalho e Paulo Brito / Agência Cariri