Lançada há quatro dias, a Agência Cariri realizou sua primeira cobertura jornalística presencial nessa sexta-feira (13). Durante o período de permanência de Jair Bolsonaro no Cariri cearense, os estudantes do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) Lara Alencar, Levi Rabelo e Geneuza Muniz acompanharam a movimentação em torno dos grupos de apoio e contrários à visita do presidente à região. Acostumado a hostilizar profissionais da imprensa, Bolsonaro saiu de Juazeiro do Norte sem falar com os jornalistas. A Assessoria de Comunicação da Presidência da República restringiu o acesso ao presidente a apenas trinta profissionais credenciados.

Sem ter acesso direto ao presidente, a equipe da agência optou por acompanhar as manifestações de aliados e opositores de Bolsonaro. Antes mesmo da chegada dele ao Cariri, Lara Alencar, Levi Rabelo e Geneuza Muniz estavam no Crato, onde representantes de movimentos sociais protestavam contra o presidente. Em seguida, Lara e Geneuza foram para Juazeiro do Norte acompanhar a movimentação dos apoiadores de Bolsonaro. “Em princípio eu fiquei com medo por estar em espaços onde predominantemente se via homens e apoiadores do presidente, então evitamos falar sobre Bolsonaro, só observando e tentando colher as informações”, afirma Lara Alencar.

Para Geneuza Muniz, cobrir os atos em favor de Bolsonaro trouxe duas dificuldades: “nenhum dos apoiadores queria nos dar entrevistas. Além disso tínhamos preocupação com a nossa saúde porque havia muitas pessoas sem máscaras”, comenta a repórter. A cobertura da Agência Cariri foi realizada respeitando todas as medidas sanitárias de combate ao coronavírus.

Para Levi Rabelo, a cobertura da visita presidencial possibilitou ao futuro jornalista “uma visão mais ampla do acontecimento”. Ele lembra que, antes de ir para a rua, precisou realizar uma extensa pesquisa e se inteirar sobre todos os detalhes em torno da visita de Bolsonaro ao Cariri. Ao longo do dia a equipe de rua entrevistou pessoas, produziu fotos e vídeos, além de entrar ao vivo no Instagram. De modo remoto, o restante da equipe trabalhou na apuração dos dados, no contato com fontes que tiveram acesso ao presidente e na atualização do site e das redes sociais. Além dos três estudantes que cobriram presencialmente o evento, a Agência Cariri é formada pelas sociais media e redatoras Stephani Linard e Juliana Sátiro, pelas repórteres Luana Torres, Clara Lyz, Bruna Sousa e Lara Yasmin e pelo professor do Curso de Jornalismo, Edwin Carvalho, editor chefe.