Uma das maiores festas populares do Ceará deve movimentar o município de Barbalha a partir deste final de semana. A tradicional Festa do Pau da Bandeira terá início neste sábado (3) com uma programação que se estende até o dia 17 deste mês. O ponto alto será neste domingo (4), com o desfile dos grupos folclóricos e hasteamento do mastro da bandeira de Santo Antônio, a partir das 11h da manhã. A expectativa da Prefeitura Municipal é que os festejos de Santo Antônio reúnam 500 mil pessoas ao longo dos dias do evento.

A Festa do Pau da Bandeira é conhecida principalmente pelo seu santo casamenteiro e o festejo já começa no sábado (3) com a Noite das Solteironas, que este ano contará com a presença do cantor Fábio Carneirinho como atração da noite. “Este ano organizamos uma festa mais eclética do ponto de vista dos artistas regionais e nacionais. Nossa festa se tornou patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em razão dos nossos grupos culturais. Portanto, estaremos todos juntos, no dia 04, e durante toda a programação, fazendo valer nossa identidade, cultura e tradição”, pontua o Secretário de Cultura e Turismo, Isaac Luna.

No domingo (4), a programação da festa começa às 5h da manhã com a alvorada da festividade, quando a cidade é acordada por fogos de artifícios com um chamado para a população se preparar para aquele dia. Logo após ocorre a missa de benção da bandeira de Santo Antônio, que é feita a mão pela barbalhense Sandra Sobral há mais de 24 anos, tradição que ela herdou após uma promessa pela saúde do filho.

Após a passagem do cortejo cultural com os grupos folclóricos, às 11h, haverá o início das atividades artísticas, a partir das 14h, seguidas do cortejo do pau. Este ano a árvore escolhida foi um jatobá de mais de 23 metros que pesa cerca de duas toneladas. Com a chegada do pau na cidade ele é levado até a igreja da matriz onde é benzido pelo padre da paróquia de Santo Antônio e logo após é hasteado pelos carregadores e colocada a bandeira, como símbolo da devoção ao santo que é o padroeiro da cidade.

Casamento coletivo

Uma das curiosidades da festa é o casamento coletivo que acontece no dia 12 de junho, Dia dos Namorados. A celebração é promovida pela prefeitura que financia uma festa de casamento completa para casais em situação de vulnerabilidade que se candidatam para ter acesso à cerimônia sem custos.

Logo após o hasteamento do mastro, no domingo, as festividades ainda continuam com shows de artistas locais e nacionais, em três palcos espalhados pela cidade. Na noite de domingo, uma das principais atrações é a cantora Elba Ramalho, que se apresenta no palco do Largo do Rosário. Outros shows também estão programados para acontecer no Marco Zero e na Praça da Estação.

A festa do Pau da Bandeira de Santo Antônio acontece desde 1928, entre o mês de maio e o dia 13 de junho, data em que é comemorado o dia do santo casamenteiro. O evento foi reconhecido como patrimônio imaterial brasileiro pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) em 2015.

Confira a programação completa

Daphyne Rodrigues / Agência Cariri