A região do Cariri completa sete anos sem realizar transplantes de órgãos. No Dia Nacional da Doação de Órgãos, comemorado nesta quarta-feira, 27 de setembro, a Associação dos Amigos e Pacientes Renais do Cariri (AAPREC) promoveu um mutirão na Praça Padre Cícero para conscientizar sobre a importância da doação e reivindicar a retomada dos transplantes na região, paralisados desde 2016. A ação contou com a presença de profissionais da área da saúde, que realizaram serviços gratuitos para a população como aferição de pressão e glicemia. 

Hoje, para a realização dos tratamentos e transplantes de pacientes com insuficiência renal crônica é necessário o deslocamento para a Central de Transplantes em Fortaleza. De acordo com o fundador da AAPREC, Aroldo Barbosa, a ida desses pacientes renais da região do Cariri para a capital torna ainda mais difícil o acesso do paciente ao procedimento, impedindo uma melhor qualidade de vida. Segundo ele, a volta da realização dos transplantes na unidade do Cariri dará aos pacientes chances de uma maior independência, melhor qualidade de vida e a realização de cuidados médicos contínuos.

No próximo domingo, dia 1º de outubro, a entidade irá promover o Primeiro Encontro de Transplantados do Cariri, a partir das 8h. O evento, que será realizado no Centro de Convenções do Cariri, faz parte das comemorações do Dia Nacional da Doação de Órgãos e será mais uma ação para discutir a relevância da doação de órgãos, debater sobre a importância de ser um doador e apresentar os avanços médicos no tratamento para a insuficiência renal, além de mobilizar a população para pressionar pela volta dos transplantes na região. A programação inclui palestras com profissionais de saúde, que abordarão temas relacionados à doação, transplante de órgãos e relatos de pacientes transplantados com apoio da AAPREC. Para participar do encontro é preciso preencher o formulário de inscrição

Quando a unidade de Tratamento de Pacientes Renais do Crato ainda estava em funcionamento, o atendimento além de ser oferecido aos moradores da região, atendia também pacientes dos Estados de Pernambuco, Paraíba e Piauí. Por conta da suspensão das cirurgias de transplante no Cariri, a AAPREC oferece transporte médico até a capital, além de hospedagem e alimentação. Além disso, a instituição oferece diariamente serviços de saúde e acompanhamento profissional a pacientes em tratamento por insuficiência renal. “O Renais do Cariri foi criado para dar todo o suporte necessário aos pacientes renais da nossa região, desde o tratamento até o pós-transplante. Esperamos que o cidadão conheça e tenha em mente a importância do seu apoio à causa”, declara o fundador da entidade.

Klébia Souza / Agência Cariri