Após greve dos servidores e recesso acadêmico, o  Conselho Universitário da Universidade Federal do Cariri (Consuni-UFCA), por meio de uma resolução, definiu a data de retorno das aulas para o dia 29 de julho e fim do semestre letivo previsto para 6 de dezembro, com as avaliações finais indo até o dia 12 do respectivo mês. O próximo semestre também já está programado e começará no dia 20 de janeiro de 2025.

A retomada das aulas acontece com a abertura do processo de matrícula para alunos veteranos por meio do Sistema Integrado de Gestão de Atividades Acadêmicas (SIGAA). As matrículas terão início nesta quarta-feira (17) e se estendem até dia 23.

As etapas pendentes do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) que também foram paralisadas com a greve já haviam sido retomadas, com a inclusão do processo sendo considerado essencial pelo comando de greve dos servidores Técnico-Administrativos em Educação (TAEs). O processo se encerra com a etapa de confirmação de matrícula dos aprovados que acontecerá presencialmente de 29 a 31 de julho.

A retomada das aulas na UFCA ocorre após greve dos professores que se iniciou no dia 15 de maio deste ano. Antes, os servidores TAEs já haviam interrompido quase todas as atividades acadêmicas e administrativas da instituição.

A greve dos professores se encerrou no dia 28 de junho em assembleia geral do Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (ADUFC-Sindicato). Na ocasião, os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC), da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB) e da UFCA aprovaram a saída coletiva da greve mediante a assinatura do acordo do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN) com o governo federal.

Paulo Brito / Agência Cariri