Foto: Ministério da Educação (MEC)

A Universidade Federal do Cariri (UFCA) e a Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) assinarão, neste sábado (21), o contrato de gestão do Hospital Universitário do Cariri (HUCA). O evento contará com a presença do Ministro da Educação, Camilo Santana, e do Governador do Ceará, Elmano de Freitas. A unidade, orçada em cerca de R$ 260 milhões, terá o início de suas obras ainda no 1º semestre de 2025.

As conversas para a implantação do hospital universitário começaram ainda em junho de 2023, com visitas de representantes da UFCA a Brasília e de membros da Ebserh ao Cariri para discutir a viabilidade da unidade. A construção do HUCA foi anunciada como prioridade pela gestão do reitor da UFCA, Silvério Freitas, que assumiu o cargo no ano passado.

Em junho deste ano, houve o envio da minuta de protocolo de intenções para que o projeto fosse tocado. O acordo que será assinado no sábado é fruto dessas tratativas. Além do governador e do ministro da Educação, a solenidade contará com a presença do reitor da UFCA e Arthur Chiori, presidente da Ebserh.

O HUCA contará com 20 mil metros quadrados de área construída.

O complexo hospitalar contará com 20 mil metros quadrados de área construída, e ficará localizado em Juazeiro do Norte, entre o campus da universidade e a Avenida Maria Leticia Leite Pereira, em um terreno de 67 mil metros quadrados doado pelo Governo do Estado do Ceará, desapropriado em maio deste ano.

O terreno doado pelo Governo do Estado, é vizinho a UFCA e conta com 67 mil metros quadrados.

Os recursos destinados para a construção vêm do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), segundo a previsão inicial, serão investidos R$ 200 milhões nas obras e mais R$ 60 milhões para a compra de equipamentos, totalizando assim R$ 260 milhões. A contratação do projeto deve ser feita ainda neste mês de setembro e a previsão para o início da construção é o 1º semestre de 2025.

Hospital tem um orçamento inicial de R$ 260 milhões e deve ser polo de inovação em saúde.

Como funcionará o Hospital Universitário do Cariri?

Segundo informações da Ebserh, o Hospital Universitário do Cariri (HUCA) deve ser um centro médico de média e alta complexidade, clinico e cirúrgico com 200 leitos, sendo 40 deles destinados a uma Unidade de Tratamento Intensivo (UTI). Os números são próximos ao do Hospital Regional do Cariri que conta hoje com 300 leitos ativos, sendo 50 deles para UTI local.

Quartos de enfermaria com dois leitos para maior conforto dos pacientes e equipe médica.

O HUCA ainda oferecerá Exames de diagnóstico (Ressonância, Tomografia e Raio-x), oncologia com radioterapia e quimioterapia e Dispositivos de Saúde digital, integrados a robótica e recursos digitais para assistência e ensino, contando com salas especiais de discussão de casos, tudo isso aliado a um moderno centro cirúrgico composto por 10 salas.

Centro cirurgico reunirá o que há de mais moderno em suas 10 salas.

O HUCA tem o objetivo de ser um centro de formação médica e multidisciplinar, se tornando um polo de inovação em saúde. Especializado em cardiologia (hemodinâmica) e neurologia, terá também especialidades ambulatoriais acopladas.

Acessos independentes para o atendimento ambulatorial e hospitalar.

O hospital foi pensado para oferecer o máximo de conforto aos pacientes, com acessos e salas distintas para atendimento ambulatorial e hospitalar. A sua enfermaria será composta por quartos com dois leitos cada, visando o cuidado com os usuários.

As obras do HUCA devem começar no 1º semestre de 2025.

Paulo Brito  / Agência Cariri

Crédito das imagens: Assessoria Ebserh