No Dia Nacional da Imprensa, 1º de junho, a Federação Nacional dos Jornalistas (FENAJ) publicou uma nota oficial em que reafirma a defesa pelo diploma e financiamento do Jornalismo como essencial para o trabalho dos profissionais da área. Desde abril, a entidade aumentou a pressão pela aprovação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 206/12, que estabelece a volta da obrigatoriedade do diploma universitário para o exercício da profissão.

A PEC que restabelece a exigência do diploma já foi aprovada em todas as comissões do Senado Federal por ampla maioria dos votos. Mas a proposta ainda se encontra parada na Câmara dos Deputados, necessitando da aprovação no Congresso Nacional, com 308 votos a favor. Em abril, a FENAJ mais os sindicatos estaduais de jornalistas foram à Brasília para reunião com o Presidente da Câmara dos Deputados, José Lira, e com 18 líderes partidários para dialogar com os parlamentares.

Após a mobilização, líderes partidários como o líder do governo José Guimarães (PT-CE), e os deputados Fernanda Pessoa (UNIÃO-CE) e Eunício Oliveira (MDB-CE), já sinalizaram apoio aos jornalistas para a aprovação da medida.

Em entrevista à Agência Cariri, o Presidente do Sindicato dos Jornalistas Cearenses (Sindjorce) e diretor da FENAJ, Rafael Mesquita, declarou que, o apoio do deputado José Guimarães está sendo muito importante para articulação política da discussão e reunião com outros deputados, abrindo assim, espaço para que haja a quantidade de votos e estabelecimento do acordo da PEC. “Temos muita expectativa para que a PEC do diploma seja aprovada”, afirma.

Na última segunda-feira, 31 de maio, a campanha pela aprovação da PEC marcou as comemorações pelos 70 anos do Sindjorce. O evento reuniu profissionais da imprensa, parceiros do sindicato, parlamentares e representantes da FENAJ e da Associação Cearense de Imprensa (ACI) na sessão solene realizada no Plenário 13 de Maio da Assembleia Legislativa do Ceará (Alece), em Fortaleza, em prol da luta pelo retorno do diploma de ensino superior de jornalismo.

Também como forma de conquistar apoios e pressionar pela volta da obrigatoriedade do diploma, o Sinjorce formou um Grupo de Trabalho com representantes das instituições de ensino superior que possuem cursos de Jornalismo no Ceará. O professor Edwin Carvalho representa a Universidade Federal do Cariri (UFCA).

Em outra frente de trabalho, a Associação Brasileira de Ensino de Jornalismo (ABEJ) lançou um abaixo-assinado público favorável à aprovação do diploma de jornalismo da PEC, que pode ser assinado por toda a população a partir de uma petição virtual que está disponível no site oficial da entidade.

Em aula aberta realizada na UFCA, no dia 11 de maio, o jornalista Francisco José defendeu a importância do diploma para os profissionais da área. Ele lembrou que começou a atuar num período em que praticamente não havia cursos na área e que a formação específica ampliou o conhecimento e fortaleceu a credibilidade dos jornalistas.

Já o professor de jornalismo da UFCA, Ivan Satuf, destaca que “de uma forma geral, o mercado de trabalho continua a buscar, prioritariamente, quem tem formação superior em jornalismo. Sou favorável ao diploma, mas não como uma simples reserva de mercado. O mais importante é que os responsáveis pela contratação e a sociedade reconheçam a importância da formação superior em jornalismo para o exercício de uma prática profissional essencial para a manutenção da democracia”, destaca.

Sobre o Dia da Imprensa

O Dia Nacional da Imprensa foi instituído pela Lei 9.831 de 1999 para marcar a data da primeira publicação do Jornal Correio Braziliense por Hipólito José da Costa Pereira Furtado de Mendonça em 1808, em oposição à imprensa oficial no Brasil. Para a FENAJ e os sindicatos associados, a data vai além da celebração, sendo um dia de luta e valorização do jornalismo e dos jornalistas.

Klébia Souza / Agência Cariri