O Coral da UFCA pretende mexer com aqueles que estão com os corações machucados. O grupo vocal da Universidade Federal do Cariri, que tradicionalmente percorre as cidades da região com repertório de MPB, estreou esta semana o novo espetáculo intitulado “Para Todos os Corações Partidos”. Com músicas que ficaram consagradas nas vozes de artistas como Leandro e Leonardo, Reginaldo Rossi, e Roberto Carlos, o grupo ainda tem três apresentações confirmadas até o fim do ano, todas abertas ao público.

A primeira apresentação ocorreu na última terça-feira (12), na Faculdade de Medicina da UFCA (FAMED), compondo a programação do Festival UFCA de Culturas, evento da Pró-reitoria de Cultura da Universidade (Procult). O próximo espetáculo será nesta quinta-feira (14), às 19h, no Sesc Juazeiro do Norte. Para ter acesso é preciso doar um quilo de alimento não perecível. Em seguida, o grupo se apresenta no Sesc Crato (dia 20) e no Centro Cultural Banco do Nordeste (CCBNB), no dia 22, no Centro de Juazeiro do Norte, às 19h. Para a apresentação do CCBNB, os interessados devem chegar cedo para retirar o ingresso. 

A estudante do curso de Música e uma das integrantes do Coral da UFCA, Kérissa Souza, destaca que a apresentação, que mistura música e linguagem teatral, traz canções populares que normalmente não são cantadas na universidade para o público. O espetáculo, que conta com uma versão gravada em 2021 para o Youtube, com mais de duas mil visualizações, é conduzido por um fictício programa de rádio que leva o nome “Todo mundo vai sofrer”, em homenagem a Marília Mendonça. 

O regente do coral, professor Renato Brito, explica que a ideia do vídeo veio durante a pandemia, com a criação de vários “corais virtuais” e de tornar a apresentação das músicas mais teatral, o que permanece também para as apresentações ao vivo. Segundo ele, o repertório escolhido foi decidido em reuniões com os membros do grupo, a partir da temática de “sofrência”. Em entrevista para a Agência Cariri, o regente contou que o critério para a escolha dos artistas e das canções foi o gosto pessoal dos integrantes. 

Dentro do repertório estão músicas consagradas como “Garçom”, composta e interpretada por Reginaldo Rossi, “Cama y Mesa” de Roberto e Erasmo Carlos e “Pense mim”, escrita por Douglas Maio, José Ribeiro, Mário Soares, que ficou conhecida nas vozes de Leandro e Leonardo. Renato também contou que cada música foi adaptada para caber no espetáculo: “a adaptação vai depender muito do grupo que a gente tem, da versatilidade e da própria música.  A gente procura fazer uma adaptação que não fuja muito do que está lá no original, para que as pessoas possam ouvir, identificar e cantar junto conosco”. Ele explica ainda que algumas adaptações dependem muito da música escolhida e do seu texto, que permite deixar um tom mais triste ou até mais alegre. A expectativa do regente do coral é positiva: “em todos os lugares que nós divulgamos  já temos um público que está engajando nas redes sociais e estamos muito felizes com o resultado”.

Bruno Justino e Paulo Brito/Agência Cariri