Uma palestra gratuita com o jornalista e escritor cratense, Xico Sá, abriu a IX Semana de Jornalismo do Cariri. Com o tema “Lugares do Jornalismo: o jeito caririense de comunicar”, o evento, gratuito e aberto ao público, aconteceu na Universidade Federal do Cariri (UFCA), entre os dias 8 a 12 de setembro de 2026, ano de grande comemoração para o curso de Jornalismo da UFCA que completou 15 anos de existência.

Ganhador de importantes prêmios do jornalismo, como Esso, Folha, Abril e Comunique- se, além de ter atuado em importantes veículos da imprensa nacional, como Folha de S. Paulo, GNT, TV Cultura e Globo, Xico Sá, dá nome ao Centro Acadêmico do curso de Jornalismo. Na noite de abertura da nona Semana de Jornalismo, o jornalista discutiu o tema central do evento, ressaltando a forma única de comunicar do caririense, a riqueza cultural do Cariri e trazendo reflexões sobre os desafios da profissão, destacando o combate às fake news e tecendo críticas ao cenário político atual do país.
Ao todo, foram oferecidas 25 atividades formativas, divididas entre 17 minicursos, seis oficinas e duas rodas de conversa, além de duas mesas redondas e uma palestra com convidados especiais, reunindo estudantes, professores, profissionais da comunicação da região e a comunidade em geral para discutir temáticas do campo da Comunicação.

Ministrados por estudantes, docentes e egressos do curso, os minicursos e oficinas abordaram temas como escrita e análise notícias, como pautar subjetividades, jornalismo de dados, como realizar uma entrevista, edição de vídeo, educação midiática, produção de podcast, jornalismo em quadrinhos, entre diversos outros. Além disso, foi realizada, ainda, uma atividade inédita, na qual estudantes tiveram a oportunidade de conhecer o Centro Cultural do Cariri em uma visita guiada.
Clique aqui e confira a programação completa.
Além de Xico Sá, figura de renome nacional, a 9ª edição da Semana de Jornalismo também contou com a presença de grandes nomes do jornalismo regional, como Alinne Alcântara, coordenadora de Comunicação Institucional da Unileão e da UniVS, Jaqueline Freitas, diretora de Jornalismo do Jornal do Cariri, e Luciano Cesário, coordenador de Jornalismo e âncora da rádio O Povo CBN Cariri, que participaram de um debate acerca do mercado de comunicação na região.

Como nos outros anos, aconteceu a tradicional “Noite dos Egressos”, que fechou a programação de mesas redondas da Semana. O momento teve como tema “15 anos de Jornalismo na UFCA: caminhos que vieram depois”, em que cinco ex-alunos do curso, atuantes no mercado de comunicação local, contaram suas experiências acadêmicas e trajetórias profissionais. A noite também foi marcada por homenagens em celebração aos 15 anos do curso.

Fotos: galeria de fotos do curso de Jornalismo da UFCA
Bárbara Ívina / Agência Cariri


