Há pouco mais de um ano, o jornal Folha de S. Paulo perguntou aos seus leitores do que mais eles tinham orgulho na vida: “do Jornalismo, primeiro, nas redações. Depois, como professor da Universidade Federal do Cariri”. A resposta, publicada na edição do dia 6 de agosto de 2022, dada porJosé Anderson Freire Sandes, sintetiza o amor que ele tinha pela profissão. O jornalismo cearense e a Universidade Federal do Cariri (UFCA) perderam um dos seus mais talentosos, admirados e experientes profissionais. Anderson faleceu nesta segunda-feira, 11 de setembro, após uma luta de meses contra um câncer. O velório está marcado para 8h desta terça-feira (12), no cemitério Jardim Metropolitano, no bairro Eusébio, em Fortaleza. O sepultamento ocorre no mesmo local, às 10h30.

Jornalista com mais de quatro décadas de carreira, Anderson Sandes atuou durante 28 anos como editor do Caderno de Cultura e variedades do Jornal Diário do Nordeste, em Fortaleza, além de outras empresas jornalísticas como o Jornal de Brasília e a TV Verdes Mares. Ao longo de mais quarenta anos, escreveu artigos, reportagens e obras como o livro “Diálogos com Pedro Nava: a sedução da palavra na literatura, na história e no jornalismo”.

Em 2010, Anderson mudou-se para Juazeiro do Norte, passando a atuar como professor do curso de Jornalismo inicialmente vinculado à Universidade Federal do Ceará (UFC), posteriormente transformada em Universidade Federal do Cariri (UFCA), onde exerceu, além da docência, a função de Coordenador de Comunicação Institucional. Mestre em Letras pela UFC e Bacharel em Comunicação Social pelo Centro Universitário de Brasília, José Anderson Freire Sandes era um dos mais queridos professores do curso de Jornalismo da UFCA.

Apaixonado pelo jornalismo impresso, coordenou a produção de quase todas as publicações impressas vinculadas ao curso de Jornalismo da UFCA, as revistas Memórias Kariri, Bárbaras, Pequiá, Revista Caracteres, além de projetos como o Mapeamento do Patrimônio Imaterial de Juazeiro do Norte e Sertão Transviado.