O prefeito de Juazeiro do Norte, Glêdson Bezerra, anunciou nessa segunda-feira (28), Dia da Educação, a nova fase do programa Educa Juazeiro, que vai passar a se chamar Educa Juazeiro: Mais Aprendizagem. Em coletiva de imprensa, o gestor municipal afirmou que a nova etapa do programa vai focar na elaboração de um plano de ações voltadas para melhoria dos indicadores educacionais no município e redução do déficit de aprendizagem registrado após a pandemia de covid-19.
Sem detalhar os investimentos, o prefeito de Juazeiro do Norte declarou que um dos principais objetivos do programa é a capacitação contínua dos professores. A meta, segundo Glêdson, “é melhorar cada vez mais a relação ensino-aprendizagem nas escolas do município”.
Lançado em 2022, o programa Educa Juazeiro teve como foco inicial os investimentos em infraestrutura. “Foram construídas 10 escolas e outras 54 foram reformadas. Também colocamos para funcionar a biblioteca municipal e inauguramos a Escola de Saberes”, exemplificou o prefeito.
A secretária municipal de educação, Márcia Franca, afirma que o programa também vai atuar na promoção de uma educação mais inclusiva. O município já conta com duas salas bilíngues para surdos, que têm a Língua Brasileira de Sinais (libras) como primeira língua e o português como segunda. A primeira sala bilíngue foi inaugurada em 2023, na Escola de Ensino Fundamental Demóstenes Ratts Barbosa, no bairro Pirajá. Já a segunda foi inaugurada ainda este ano, na escola Escola Municipal Irmã Nely Sobreira, no bairro Limoeiro.
Além do aumento da educação inclusiva e da educação em tempo integral, o programa também prevê maior inclusão da educação étnico-racial e de diversidade e gênero nas escolas. A iniciativa atua também na melhoria das infraestruturas escolares e desenvolvimento de atividades extracurriculares que incentivem a permanência dos estudantes.
Com as ações, o município espera melhorar a qualidade do ensino nas escolas da Rede Municipal e o desenvolvimento de ações nas salas desde a Educação Infantil até a Educação de Jovens e Adultos (EJA).
Larissa Káren e Ryan Evangelista
Deixe uma resposta