O Curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA), por meio da Agência Cariri, está com edital aberto para oferecer assessoria de comunicação gratuita para a comunidade. Podem se candidatar à consultoria gratuita, instituições sem fins lucrativos ou pessoas que desenvolvem projetos sociais em municípios da região do Cariri. Para participar, os interessados devem cumprir as regras do edital e preencher o formulário de inscrição, que ficará disponível no perfil oficial da Agência Cariri no Instagram. As inscrições serão realizadas entre os dias 3 e 10 de agosto e o resultado final será divulgado no dia 14 deste mês nas redes sociais da Agência Cariri.

Os participantes que forem selecionados irão contar com serviços de assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crises, e elaboração de um plano estratégico para solucionar problemas de comunicação da entidade. Ao todo, nove projetos sociais serão contemplados com a assessoria de comunicação gratuita durante o período de quatro meses, tendo início no dia 15 de agosto e término em 15 de dezembro deste ano.

O coordenador da Agência Cariri, professor Edwin Carvalho, explica que a consultoria da UFCA tem dois objetivos: possibilitar que os estudantes de Jornalismo coloquem em prática os conhecimentos sobre assessoria de imprensa e comunicação, ao mesmo tempo em que realizam um trabalho social junto às instituições filantrópicas da região. “As atividades desenvolvidas pelos alunos possuem caráter pedagógico e não configuram vínculo empregatício nem relação permanente com as instituições participantes, ficando restritas ao período do edital”, destaca.

A seleção das entidades levará em consideração critérios como a abrangência do projeto social, o número de pessoas atendidas, a disponibilidade para encontros presenciais na UFCA e a viabilidade da proposta apresentada por cada instituição dentro do tempo de execução do edital (quatro meses).

Sobre a Agência Cariri

A Agência Cariri é resultado do Laboratório de Assessoria de Imprensa do curso de Jornalismo da UFCA. Além de produzir matérias e reportagens, a equipe da agência de notícias passou a ofertar cursos e atividades gratuitas que atendem tanto o público da universidade quanto a comunidade.

Klébia Souza / Agência Cariri