Nove projetos sociais que prestam serviços comunitários em municípios caririenses passarão a contar com assessoria de comunicação gratuita do curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA). A Agência Cariri divulgou nesta segunda-feira (21) o resultado final do edital para assessorar instituições sem fins lucrativos da região.

Ao todo, 15 instituições participaram do processo seletivo, das quais nove foram selecionadas para receberem a consultoria gratuita por quatro meses, iniciando em 22 de agosto e terminando 22 de dezembro deste ano. Porém, todas as entidades inscritas poderão participar de uma capacitação promovida pela Agência Cariri na área da comunicação.

Para acessar o resultado, os interessados ​​devem acessar o link disponível no perfil oficial da Agência Cariri no Instagram.

As nove instituições selecionadas, por ordem de classificação foram: Associação dos Amigos e Pacientes Renais do Cariri; Sociedade de Educação e Saúde a Família; Centro Comunitário Padre Cícero; Projeto Cultural Edite Mariano (PROCEM); Centro de Treinamento Esportivo Feminino do Cariri; Grupo de Estudo e Pesquisa em História Afrodiaspórica (GEPAFRO); Reisado São Miguel, Banda Cabaçal São Bento e Guerreiro Nossa Senhora Aparecida; Trabalho Voluntário UFCão; Instituição Jesus é o Senhor e a Imaculada é Nossa Mãe.

Entre as organizações selecionadas para receberem a consultoria de comunicação está a Associação dos Amigos e Pacientes Renais do Cariri (AAPREC). A instituição, com sede em Juazeiro do Norte, atua em prol de pacientes renais em hemodiálise ou transplantados, além de incentivar a doação de órgãos e a prevenção de doenças renais no Cariri.

Na seleção das organizações foram levados em consideração critérios como a abrangência (quantidade de pessoas e perfil do público beneficiado), a proposta apresentada (justificativa) e a  disponibilidade para participação em encontros presenciais na UFCA e para atendimento dos estudantes que farão assessoria. As nove selecionadas terão serviços de assessoria de imprensa, gestão de redes sociais, gerenciamento de crises, e elaboração de um plano estratégico para solucionar problemas de comunicação da entidade no período de quatro meses.

O coordenador da Agência Cariri, professor Edwin Carvalho, explica que a consultoria da UFCA será feita por estudantes do curso de Jornalismo, sob sua supervisão. “Vamos possibilitar que os alunos apliquem seus conhecimentos de assessoria de imprensa e comunicação, ao mesmo tempo em que realizam um trabalho social junto às instituições filantrópicas da região”, destaca.

As atividades desenvolvidas pelos alunos possuem caráter pedagógico e não configuram vínculo empregatício nem relação permanente com as instituições participantes e se limitam ao período do edital. A ideia é que, ao final da parceria, as entidades tenham condições de estruturar seus canais e estratégias de comunicação.

Klébia Souza / Agência Cariri