O reitor da Universidade Federal do Cariri (UFCA), Silvério Freitas, assinou nessa terça-feira (17), no Palácio do Planalto, um acordo de cooperação com a Empresa Brasil de Comunicação (EBC) visando a implantação de rádio e televisão universitárias na região do Cariri cearense. A meta, segundo o reitor, é que as emissoras sejam implantadas ainda durante a sua gestão, que vai até 2027.

O acordo, firmado com 32 universidades federais, visa adoção de ações conjuntas para implantação, operação e transmissão de 72 novos canais de radiodifusão em todo o país, que deverão funcionar como emissoras afiliadas da EBC.

Silvério Freitas considera que a assinatura do acordo de cooperação com a EBC é um passo importante para que a UFCA implante suas emissoras de rádio e televisão universitárias. “O incentivo do governo federal para que as universidades públicas tenham emissoras de rádio e tv digitais vai permitir que a comunicação pública atue no combate às fake news (notícias falsas), ajude a popularizar a ciência e socializar o conhecimento que as instituições produzem, seja no ensino, na pesquisa, extensão ou cultura”, destaca.

Os próximos passos, segundo o reitor, é a busca por recursos financeiros para implantação da infraestrutura física, de equipamentos e contratação de equipe de técnicos e outros profissionais necessários para colocar no ar os canais de radiodifusão da UFCA. Outra etapa é a discussão em torno da programação das emissoras, que deve envolver toda a comunidade acadêmica da instituição. Parte dessa programação deve ser retransmissão de conteúdos produzidos pela própria EBC, uma vez que as emissoras serão afiliadas.

A assinatura do acordo de expansão da Rede Nacional de Comunicação Pública contou com a presença de autoridades como os ministros Paulo Pimenta (SECOM), Camilo Santana (Educação) e Juscelino Filho (Comunicações), a presidente da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), Márcia Abraão, o presidente da Anatel, Carlos Baigorne, e o deputado José Guimarães (PT-CE).

Edwin Carvalho / Agência Cariri