Terminam nesta sexta-feira (9), as inscrições para o Concurso Nacional Público Unificado (CNPU), realizado pelo Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos (MGI). Os candidatos podem disputar até oito editais, que representam os diferentes blocos temáticos contemplados no processo seletivo. Ao todo, estão sendo oferecidas 6.640 vagas para diversos cargos em 21 órgãos públicos federais.

Para se inscrever, é necessário criar um perfil na plataforma Gov.br, portal que pertence ao Governo Federal, e acessar a página oficial do processo seletivo, onde é possível acessar os editais, formulário de inscrições, cronograma e outras informações sobre o concurso. Além disso, diariamente, o MGI realiza transmissões ao vivo para tirar dúvidas e orientar os interessados em participar da seleção. A taxa de inscrição é de R$ 60,00 para vagas de nível médio, e de R$ 90,00 para vagas de nível superior. Já não há mais a possibilidade de solicitar isenção da taxa.

O modelo desenvolvido pelo MGI é considerado inovador e possibilitou a inscrição para mais de um cargo, desde que as escolhas dos candidatos estejam no mesmo bloco temático. Há, ao todo, oito blocos: sete para os postos de nível superior e um para os de nível médio. Esse modelo de seleção com cargos separados por eixos temáticos tem como foco atrair profissionais para exercer as funções de acordo com o perfil profissional e a vocação. É possível também se candidatar para vários cargos, desde que as escolhas estejam dentro do mesmo bloco temático.

No ato da inscrição, a dica é escolher o bloco temático de acordo com a preferência vocacional e formação, já que o candidato escolhe o bloco com melhor habilidade e facilidade para responder às questões da prova. Em cada bloco, o participante pode optar pelos postos de interesse, de acordo com a ordem de importância. É possível também, se inscrever em todas as vagas previstas, caso o candidato tenha formação exigida para o referido bloco.

O critério de seleção para o concurso, é a nota. Assim, o candidato que não estiver classificado em sua primeira opção, mesmo que assuma outro cargo, poderá permanecer na lista de espera das vagas indicadas entre as primeiras opções no momento da inscrição. As provas, que acontecem no dia 5 de maio, serão aplicadas em um único dia, e contarão com avaliações objetivas específicas e dissertativas, por área de atuação.

Com a divulgação da banca lançada em novembro de 2023 e publicada no edital em 10 de janeiro de 2024, o MGI também disponibilizou o calendário do CNPU, para que os interessados em participar fiquem atentos para acompanhar as datas mais importantes. As inscrições tiveram início no dia 19 de janeiro e até o fechamento desta matéria, foram contabilizados cerca de 1,7 milhão de inscritos, tornando-se o maior concurso público da história em quantidade de candidatos, segundo dados do MGI.

Confira os blocos temáticos do concurso

Bloco temático 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias

Bloco temático 2 – Tecnologia, Dados e Informação