Em comemoração ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, celebrado no último 3 de maio, a Universidade Federal do Cariri (UFCA) vai realizar uma aula aberta ao público com o jornalista Francisco José, que fará palestra sobre os desafios da profissão. Organizado pelo curso de Jornalismo, o evento gratuito e presencial ocorrerá nesta quinta-feira, 11 de maio, às 19h, no auditório do Campus de Juazeiro do Norte. Na ocasião também haverá o lançamento da sétima edição da Semana de Jornalismo do Cariri.

Para participar da aula aberta com Chico José, como é mais conhecido o jornalista cratense que ganhou destaque nacional com as reportagens especiais para o programa Globo Repórter, não é necessário ser aluno ou servidor da UFCA. Basta preencher o formulário de inscrição, que ficará disponível no perfil da agência de notícias do curso de Jornalismo no Instagram (@agencia.cariri) até o próximo dia 10. Todos os inscritos que confirmarem presença no dia do evento irão receber certificado de participação de quatro horas, emitido pela instituição.

Primeiro jornalista nordestino a apresentar o Jornal Nacional, Chico José trabalhou durante 46 anos na TV Globo, atuando por mais de três décadas como repórter especial no Globo Repórter, fazendo também cobertura de quatro Copas do Mundo, duas Olimpíadas e enviado especial da Guerra das Malvinas. O jornalista conta no seu currículo além de diversas reportagens, uma indicação ao Emmy, o mais importante prêmio da televisão mundial.

Criado em 2021, o projeto “Aulas Abertas” é uma iniciativa da Agência Cariri, produto do Laboratório de Assessoria de Imprensa do curso de Jornalismo da UFCA que prevê a realização de cursos, oficinas e consultorias gratuitas na área da Comunicação acessíveis à comunidade. As duas primeiras aulas abertas ocorreram em formato virtual, em abril de 2021, com a jornalista Manuela d’Ávila, e com Chico José, em dezembro do mesmo ano, que agora vai participar presencialmente da terceira edição do projeto.

Em cada aula aberta, o público tem a possibilidade de assistir a uma apresentação de profissional reconhecido na área do Jornalismo e acompanhar uma dinâmica do curso oferecido pela UFCA. Na aula com Chico José, os participantes poderão ver como ocorre, na prática, uma coletiva de imprensa, que será conduzida pelos estudantes que atualmente compõem a equipe da Agência Cariri. Os jornalistas profissionais e o público em geral também poderão fazer perguntas ao convidado.

A vinda de Chico José ao Cariri cearense ocorre no momento em que entidades da área do Jornalismo se mobilizam em torno da aprovação de duas leis que impactam diretamente o futuro da atividade. A primeira delas, a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que prevê o restabelecimento da obrigatoriedade do diploma de nível superior para o exercício da profissão de jornalista. Já o Projeto de Lei que cria a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na Internet (PL 2630), popularmente conhecida como Lei das Fake News, trata da regulamentação da produção de conteúdo nas plataformas digitais.

A programação alusiva ao Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, data instituída pela Organização das Nações Unidas, também inclui o lançamento da nona edição da Revista Caracteres, produzida pelos estudantes do Laboratório de Jornalismo Impresso do curso de Jornalismo da UFCA, e a divulgação do tema da sétima edição da Semana de Jornalismo do Cariri, que este ano irá ocorrer entre os dias 2 e 6 de outubro.

Klébia Souza / Agência Cariri