A premiada jornalista, professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e colunista do The Intercept Brasil, Fabiana Moraes, lançará nesta sexta-feira (21) em Juazeiro do Norte, o livro “A Pauta é uma Arma de Combate” durante participação na VI Semana de Jornalismo do Cariri. O evento, que é gratuito e acontece a partir das 18h30 no auditório da Universidade Federal do Cariri (UFCA), vai discutir o papel e a atuação da imprensa no processo eleitoral deste ano. A mesa contará ainda com a participação do advogado e produtor do Podcast Budejo, Luan Maciel. A entrada é gratuita e mesmo quem não se inscreveu para o evento pode participar da programação de encerramento.

Ao analisar a anatomia do jornalismo, em sua obra, Fabiana propõe incitar uma discussão que qualifique melhor o debate a respeito da objetividade e da subjetividade jornalística. “A pauta é tanto a pele, a coluna vertebral e o cérebro daquilo que vai ser noticiado. Aquilo que vai ser noticiado e que perpassa por várias escolhas, de quem vai falar e como vai falar e como é que esses assuntos são iluminados. Ela consegue promover novas visibilidades e novas divisibilidades, e o livro está discutindo isso”, destaca. No lançamento uma quantidade limitada do livro será ofertada no valor de R$70 a unidade.

Como parte da programação para esta sexta-feira (21), a VI Semana de Jornalismo do Cariri está promovendo ainda uma Oficina de Produção de Pauta, ministrada por Fabiana e destinada a todos que realizaram inscrição prévia. Além disso, na noite de hoje será divulgado o resultado oficial do concurso cultural que premiará com uma cesta literária de 10 livros, o(a) autor(a) da frase que melhor definir o que é Democracia. Até às 18h desta sexta-feira (21), quem completar a frase “Democracia é…” no post oficial, publicado no perfil da Agência Cariri no Instagram, concorre ao prêmio. Este será concedido ao autor da melhor frase julgada por uma Comissão definida pela organização do evento. A noite de encerramento também terá sorteio de livros para os presentes.

Patrick Alves / Agência Cariri