Até que ponto a cobertura jornalística pode influenciar na decisão dos eleitores e nos rumos políticos do país? O papel e a atuação da imprensa nas eleições de 2022 estão entre os temas que jornalistas, estudantes e pesquisadores irão discutir na VI Semana de Jornalismo do Cariri. O evento gratuito realizado pelo curso de Jornalismo da Universidade Federal do Cariri (UFCA) teve início na noite dessa terça-feira, 18 de outubro, e segue com programação aberta ao público até a próxima sexta (21), sempre a partir das 18h30, no auditório do Campus de Juazeiro do Norte.

Na sexta-feira (21), a professora da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) e colunista do The Intercept Brasil, Fabiana Moraes, vai abordar a cobertura jornalística no processo eleitoral deste ano em mesa dividida com o advogado e produtor do Podcast Budejo, Luan Maciel. Na ocasião Fabiana irá lançar em Juazeiro do Norte seu novo livro “A pauta é uma Arma de Combate” e ministrar uma Oficina de Produção de Pauta.

Vencedora de três prêmios Esso de Jornalismo, Fabiana considera a presença da imprensa necessária em qualquer democracia. Porém, ela vê com preocupação a utilização do jornalismo como ferramenta de promoção de grupos político-partidários. “Uma questão que se coloca é o quanto também essa imprensa promove a corrosão desse próprio sistema democrático”, destaca.

Recentemente a Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo (Abraji) expressou preocupação com decisões tomadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sobre remoção de conteúdos que tratam das atuais eleições presidenciais, em veículos de imprensa brasileiros. Segundo a Abraji, colocar o Poder Judiciário na posição de decidir sobre o que um veículo jornalístico pode ou não publicar, chama atenção sobre questões de desinformação e censura.

Patrick Alves / Agência Cariri

Confira algumas fotos do primeiro dia de evento:

As fotos contemplam tanto a mesa redonda quanto a programação cultural que estavam programadas para a terça-feira (18).

Agência Cariri

E-mail: agenciacariri.iisca@ufca.edu.br